sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

GENGIVA E PERIODONTO


A gengiva é o tecido epitelial de tonalidade variando entre rosa e vermelho claro na cavidade bucal que reveste o osso alveolar (suporte ósseo dos dentes), constituindo parte da mucosa bucal. É subdividido em 2 partes: gengiva marginal e gengiva inserida.

É formada por tecido fibroso coberto por mucosa. A gengiva propriamente dita, gengiva fixa, está firmemente presa aos processos alveolares da maxila e mandíbula e aos colos dos dentes. Ela é rósea, pontilhada (aspecto de casca de laranja) e queratinizada. A mucosa alveolar (gengiva livre) é, normalmente, vermelho-brilhante e não queratinizada, essa gengiva é mais molinha. A gengiva livre também é responsável pela formação da papila interdentária, a qual preenche o espaço entre dois dentes adjacentes.


Gengiva saudável não sangra!

Gengiva saudável é firme, não sangra, não dói e tem tonalidade rosada.

Sua gengiva é realmente saudável?

Se ao escovar os dentes ou passar o fio dental você notar que ela sangra, já é um motivo para se preocupar, mas às vezes os sintomas são mais silenciosos. Por isso, é bom investir alguns minutos de frente ao espelho para avaliar se ela anda vermelha, inchada ou flácida. Também fique de olho se seus dentes estão ficando mais aparentes devido à retração, se surgiram "bolsas" entre os dentes, ou ainda se seu hálito mudou. Ficar atento aos sinais do seu corpo e visitar regularmente seu dentista é o ideal para prevenir e tratar precocemente os sintomas.


O que é periodonto?

Periodonto são todas as estruturas de sustentação de um dente. O dente sozinho não fica seguro/firme na boca e para que  isso ocorra precisamos:
  • Gengiva;
  • Osso alveolar (osso que fica ao redor do dente);
  • Ligamento periodontal (assim como no corpo temos ligamentos ligando músculo ao osso, temos o ligamento periodontal ligando o dente ao osso, dentes a outro dente e dente à gengiva);
  • cemento (é um tecido mineralizado especializado que recobre a superfície da raiz e tem a função de inserir as fibras do ligamento periodontal da raiz e contribui para o processo de reparação após o dano da superfície radicular).
O que é Placa Bacteriana?

Assim que comemos restos de alimentos ficam por toda parte em nossa boca, se ao higienizarmos não conseguirmos remover todos estes restos de alimentos, eles serão colonizados por bactérias que temos na boca e que usarão estes restos de alimento como fonte de energia. A partir do momento que houve essa colonização do resto alimentar pelas bactérias, temos a placa dental bacteriana.
Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e doenças periodontais. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro. 


E o que é tártaro?

Nossa saliva está cheia de íons cálcio (Ca++) disponíveis. Caso não façamos a remoção da placa dental de forma adequada, a placa continuará disponível na boca e será calcificada, ficando uma sujeirinha dura a qual chamamos de cálculo ou tártaro. Ou seja, tártaro é uma sujeirinha que não demos conta de remover e que ficou tanto tempo em nossa boca que endureceu! O pior é que o tártaro se parece um coral, desses que encontramos no mar, são porosos e facilitam ainda mais o acúmulo de alimento e dificultam a higienização, favorecendo o desenvolvimento de doenças.

O que é doença periodontal?


Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal, e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição do tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana (da placa bacteriana), acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária. Gengivite e periodontite são exemplos de doença periodontal.

Como vou saber que tenho doença periodontal?

·         Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento;
·         Gengiva que recua ou se afasta do dente (retração quando a gengiva fica mole e solta e/ou recessão gengival quando expõe a raiz do dente dando a sensação de que o dente cresceu);
·         Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
·         Dentes soltos ou com mobilidade;
·         Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
·         Fazendo visitas regularmente ao dentista.

O que eu posso fazer para evitar a doença periodontal?

·         Fazer uma escovação excelente e sem o uso de força para não ferir ainda mais a gengiva;
·         Fazer o uso adequado do fio dental;
·         Fazer uso de enxaguatório indicados por seu dentista;
·         Fazer revisõs com radiografia para verificar se existe alguma cárie que esteja facilitando o acúmulo de alimento e favorecendo a doença periodontal;

·         Retornar para revisão com seu dentista no tempo que ele estipular: às vezes será a cada 2 meses, ou de 3 em 3 meses; ou a cada 4 meses... esse período de retorno vai depender do grau de confiança do dentista em perceber em você condições de deixar seu dente livre de placa e tártaro. Quanto maior a sua habilidade em deixar limpo maior será o intervalo entre as consultas.

0 comentários:

Postar um comentário