A terapia fotodinâmica (PDT - Photo Dinamic Therapy) consiste na associação de um agente fotossensível a uma determinada fonte de luz, com o objetivo de realizar a redução microbiana.
O mecanismo de ação da TFD/PDT é brevemente descrito pela excitação do agente fotossensibilizante, através da luz, que durante esse processo transfere energia às moléculas circundantes, geralmente, ao oxigênio molecular, produzindo radicais livres e moléculas altamente reativas e cititóxicas que podem causar morte celular através de diversos mecanismos, incluindo: peroxidação lipídica, inibição do sistema enzimático, aglutinação protéica e pela reação com outros sistemas biológicos.
TFD/PDT é capaz de reduzir microrganismos e inativar fatores de virulência de bactérias Gram- negativas , sem contudo, desenvolver resistência antibiótica.
Um dos protocolos indicados para o PDT em bolsas periodontais e nos canais radiculares é a associação do corante azul de metileno a 0,005% (como agente fotossensível) com o laser no comprimento de onda vermelho (660nm).
A técnica da PDT é coadjuvante ao tratamento periodontal e/ou endodôntico. Portanto, na periodontia, a técnica deve ser feita imediatamente após a raspagem radicular podendo também ser feita antes da raspagem caso a diminuição bacteremia seja desejada; na endodontia, a PDT pode ser feita depois da instrumentação do canal radicular e previamente à obturação do canal. Na maioria dos casos 1 ou 2 sessões são suficientes para o sucesso do tratamento.
1. Indicação do azul de metileno 0,005% (áreas profundas):
- endodontia
- lesões periapicais - apicectomias
- bolsas profundas
- enxertos ósseos contaminados
- lesões contaminadas
- perimplantite
- herpes simples
- descontaminação em superfícies dentais - cárie
Leia também:
Laserterapia na odontologia
Clareamento dental
O que pode e o que não pode no clareamento dental
Aftas
0 comentários:
Postar um comentário