domingo, 13 de setembro de 2015

PDT - Terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica (PDT - Photo Dinamic Therapy) consiste na associação de um agente fotossensível a uma determinada fonte de luz, com o objetivo de realizar a redução microbiana.

O mecanismo de ação da TFD/PDT é brevemente descrito pela excitação do agente fotossensibilizante, através da luz, que durante esse processo transfere energia às moléculas circundantes, geralmente, ao oxigênio molecular, produzindo radicais livres e moléculas altamente reativas e cititóxicas que podem causar morte celular através de diversos mecanismos, incluindo: peroxidação lipídica, inibição do sistema enzimático, aglutinação protéica e pela reação com outros sistemas biológicos.
TFD/PDT é capaz de reduzir microrganismos e inativar fatores de virulência de bactérias Gram- negativas , sem contudo, desenvolver resistência antibiótica.
Um dos protocolos indicados para o PDT em bolsas periodontais e nos canais radiculares é a associação do corante azul de metileno a 0,005% (como agente fotossensível) com o laser no comprimento de onda vermelho (660nm).
A técnica da PDT é coadjuvante ao tratamento periodontal e/ou endodôntico. Portanto, na periodontia, a  técnica deve ser feita imediatamente após a raspagem radicular podendo também ser feita antes da raspagem caso a diminuição bacteremia seja desejada; na endodontia, a PDT pode ser feita depois da instrumentação do canal radicular e previamente à obturação do canal. Na maioria dos casos 1 ou 2 sessões são suficientes para o sucesso do tratamento.

1. Indicação do azul de metileno 0,005% (áreas profundas):

  • endodontia
  • lesões periapicais - apicectomias
  • bolsas profundas
  • enxertos ósseos contaminados
 2. Indicação do azul de metileno 0,001% (áreas superficiais):
  • lesões contaminadas
  • perimplantite
  • herpes simples
  • descontaminação em superfícies dentais - cárie
Além disso poder ser usado também como evidenciador de placa bacteriana e auxiliar na identificação de trincas/ fraturas.

Leia também:

Laserterapia na odontologia
Clareamento dental
O que pode e o que não pode no clareamento dental
Aftas









0 comentários:

Postar um comentário