sexta-feira, 8 de julho de 2016

Mais perguntas sobre implantes dentários:

Já fizemos alguns posts a respeito do assunto implante, e ainda assim surgiram algumas dúvidas. Se existem dúvidas, exstem respostas, então respondê-las!!!


1. O que é implante dentário?

implante é um pequeno pino confeccionado em titânio puro, com roscas externas semelhantes a um parafuso. O titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e por esta razão não sofre a rejeição imunológica, sendo cientificamente classificado como um material biologicamente compatível.
Após o período de osseointegração, será fixada uma coroa protética e dessa forma os dentes perdidos serão substituídos, seja de forma unitária ou múltipla.

2. O que é osseointegração?

O titânio, material do que é feito o implante, adere ao tecido ósseo, produzindo uma ligação biológica conhecida como osseointegração.
Hoje, não só jovens e adultos buscam estética e função mastigatória eficiente, mas também pessoas de maior idade que sofrem de perda óssea. Normalmente, na maioria dos pacientes, após diagnóstico, recebem autorização para procedimento cirúrgico de fixação de implantes.
Não existe uma idade máxima para o paciente colocar implantes, somente uma idade mínima: a partir dos 17 anos.

3. O que significa carga imediata?

Hoje já é possível a colocação de prótese sobre implante no mesmo ato da cirurgia ou em até 72 horas após o procedimento cirúrgico. Isso depende do lugar em que está sendo colocado o implante, da qualidade e da quantidade óssea, do travamento em que esse implante teve no osso, de certos hábitos e do estado geral de saúde.
Na carga imediata, se pula a fase em que o implante fica submerso na gengiva sem prótese, passando direto para a programação e adaptação da prótese provisória. Cabe ressaltar que independente das técnicas escolhidas o que primeiramente é colocado na boca do paciente são os dentes provisórios. Após o período de osseointegração do implante a prótese “definitiva” é instalada.
A vantagem do provisório é que, no processo entre a cirurgia e a instalação dos dentes, pode-se trabalhar com a gengiva dando a forma para uma boa estética. Só durante a cirurgia que se pode ter certeza do emprego da técnica. Caso não seja possível realizá-la o implante ficará submerso por período de quatro a seis meses até a colocação dos dentes.

4. Quais as vantagens de se colocar implantes dentários?

  • Não sobrecarregam os dentes naturais, como acontece nas próteses fixas e removíveis;
  • Não há desgaste dos dentes naturais;
  • Melhora a capacidade mastigatória;
  • Melhora a fonação e traz maior segurança na fala já que a prótese é fixa;
  • Elimina o risco de constrangimentos com a queda da dentadura ou outras próteses removíveis;
  • Melhora a auto-estima e qualidade de vida;
  • Devolve a estética bucal.
5. Porque você não precisa ter medo da cirurgia de implantes e/ou enxertos ósseos?

A colocação de implantes dentários é muito tranqüila em relação à dor. A anestesia é local, exatamente a que se toma para fazer qualquer tratamento dentário. A única fase que poderia causar algum tipo de dor seria na hora de abrir a gengiva, mas hoje em dia nem isso fazemos muitas vezes. Quando chegamos no osso, a dor não ocorre pois o osso não tem inervação, então ele não dói. O pós-operatório é tranqüilo, recomendando analgésico,antibiótico, antiinflamatório e repouso apenas no dia da cirurgia. No dia seguinte o paciente já pode voltar as suas atividades de trabalho, com moderação.

6. Quais exames necessito realizar para procedimentos com implantes e/ou enxertos ósseos?

A taxa de sucesso dos implantes é alta, havendo diversos estudos científicos que comprovam a sua eficácia, mesmo após décadas em função mastigatória.
Para se fazer um planejamento correto é necessário reunir diversas informações, como fotografias, radiografias, modelos de seus dentes, exames de sangue e tomografias computadorizadas, caso necessite para a técnica. Hoje já existem modernas clínicas radiológicas que realizam todos esses procedimentos com rapidez e eficiência.

7. O que significa protocolo branemark?

A técnica do médico ortopedista sueco, Per-Ingvar Branemark, teve início nos anos 60.
Consiste na reabilitação total de pacientes que perderam os dentes. São instalados de 5 a 6 implantes, com uma prótese fixa (feita a partir de uma barra metálica unindo os implantes onde os dentes e gengiva de acrílico são fixados) parafusada.
Atualmente, com os avanços da ciência alcançados pela odontologia já é possível realizar a implantação de prótese dentária em até 72 hs, em alguns casos clínicos.
Com o PROTOCOLO DE BRANEMARK os pacientes voltam a ter boa qualidade de vida possibilitando um sorriso natural, melhor capacidade mastigatória, fonética e deglutição favorável ao sistema digestivo.

O tratamento é caracterizado em duas etapas, sendo a primeira cirúrgica e a segunda protética.

0 comentários:

Postar um comentário