A odontologia está em constante evolução na área da
estética, com a utilização de procedimentos e materiais inovadores, associados
à tecnologias avançadas. Uma das técnicas que está em foco na atualidade é o
visagismo, o qual pode ser conceituado como a arte de criar uma imagem que
reflita as características da personalidade de uma pessoa de acordo com as
formas de seu rosto, pois sua aparência pode dizer muito em relação à imagem
que deseja ser transmitida. Diante disso, o objetivo desse post é demonstrar
como o visagismo se incorporou à odontologia, por meio da literatura
científica.
Dentro do visagismo há uma interrelação entre a saúde e
arte, há uma busca pela valorização dos aspectos positivos de traços marcantes,
bem como a influência destes na identidade e arcada dentária de cada indivíduo,
valorizando a arquitetura do sorriso de acordo com sua personalidade
individual.
Verifica-se que a utilização do conceito de maneira metódica
é eficaz no planejamento prévio, que é realizado por meio de uma consultoria no
qual o profissional tem por finalidade buscar uma melhor compreensão do
paciente e suas particularidades, esse técnica permite analisar o temperamento
de uma pessoa de acordo com o formato do rosto e feições. Categorizando a
personalidade em quatro categorias: colérico, melancólico, sanguíneo e
fleumático, que visa buscar alcançar seus anseios para que após esta etapa
possa restabelecer uma estética dental em concordância com suas características
físicas e emocionais, propiciando uma melhora da qualidade de vida e autoestima
do paciente.
Análise Facial
Nesta análise, cada
parte do rosto representa um aspecto da personalidade. Essa divisão se dá em
três partes da seguinte forma:
Terço Superior: Região da testa – zona do
intelecto;
Terço Médio: Região dos olhos – zona da
emoção;
Região do nariz –
ação e ritmo (dinâmica);
Terço Inferior: Região dos lábios – Expressão e
intuição (comunicação);
Região do queixo
– Vontade.
Junto com a análise facial, se compara o formato do
rosto com os quatro temperamentos de Hipócrates: Colérico, Melancólico,
Sanguíneo e Fleumático.
As formas geométricas básicas possuem um significado e,
consequentemente, uma mensagem psicológica, e podem ser relacionadas com o
formato da face do paciente. O círculo transmite estabilidade, passividade,
calma, monotonia, introversão, portanto, o rosto redondo está associado a essas
características. O rosto quadrado expressa equilíbrio, força e conservadorismo.
O triangular transmite dinamismo, jovialidade, extroversão, já a forma oval
expressa suavidade, sensualidade e romantismo.
Análise Dental
Os dentes ântero-superiores serão o foco dos estudos
visagistas, pois é nesta região que estão concentradas as mais importantes
informações nãoverbais da face do paciente. A forma da coroa dos incisivos
centrais pode ser triangular, retangular, oval ou quadrada, ou até mesmo a
fusão de duas formas como o formato trapezoidal (retângulo + triângulo).
Existem contradições literárias odontológicas sobre a escolha do formato do
central, este tendo ou não uma relação direta com o formato da face do
indivíduo. O estudo no qual demonstra a ausência de relação, sugere que a
proporção entre estes elementos traz mais harmonia ao sorriso.
A intenção do paciente deve ser levada em conta juntamente
com o conhecimento visagista do profissional, se o paciente desejar transmitir
força, persistência e liderança o formato ideal é o retangular, se a opção for
evidenciar o dinamismo, alegria e extroversão o formato triangular é o ideal,
em caso do formato oval, este transmitirá delicadeza e elegância, já no formato
quadrado, estabilidade, calma e tranquilidade.
Nos incisivos laterais, sua incisal e ângulo disto-incisal
possuem mais influência na percepção do formato final deste. Os caninos
expressam ação ao sorriso e em uma visão frontal, o contorno vestibular e a
inclinação dos caninos quando retos, transmitem ação persistente, quando
curvos, delicadeza e inclinados, impulsividade.
Os lábios são a moldura do sorriso e sua espessura,
tonicidade e desenho se diversificam entre os sexos, idade e raças, e expressam
elementos emotivos tanto em movimento (sorriso) como estático. Os lábios finos
com o canto da boca caído expressam autocontrole, submissão e tristeza. Lábios
grossos expressam autoridade, força temperamental, já os lábios em forma de
cupido expressam doçura e grande afetividade.
O grau de exposição gengival também transmite informações
sobre a personalidade: quando a exposição gengival for grande, expressa
extroversão e simpatia e quando pequena expressa timidez e tranquilidade.
Os principais elementos estruturais do sorriso que expressam
a composição são: plano incisal, eixos dentais, posicionamento dental, formas
dentais, exposição dental, proporções dentais e linhas complementares.
O plano
incisal da arcada ânterosuperior representa a limitação do posicionamento das
bordas incisais dos incisivos centrais, laterais e caninos, e podem ser
ajustados pelo profissional. A inclinação sagital do plano oclusal e o formato
do arco superior servem de referências para a configuração, na qual quanto mais
largo se relaciona com o plano incisal reto, enquanto em maxilas estreitas o
plano incisal ascendente é mais comum.
Esteticamente, o paralelismo entre a borda superior do lábio
inferior e o plano incisal quando em sorriso, é considerado mais harmônico para
a maioria das pessoas. Este elemento pode transmitir força ou leveza ao sorriso
do paciente, independente de sua idade ou sexo, portanto deve ser levada em
conta a intenção do paciente em fusão com outras condições orais, como a forma
do arco, linha do lábio superior, linha do lábio inferior e inclinação sagital
do plano oclusal. Neste contexto, a escolha do plano é determinada, sendo este
o primeiro elemento na criação da estrutura da composição psicodentalfacial.
O eixo dental é a posição dos dentes na arcada em relação à
linha mediana central. Os conhecimentos de variações dos eixos dentais são de
suma importância para a intervenção segura e precisa do profissional.
Normalmente o eixo dos centrais é ligeiramente posicionado para distal, sendo
que a sua alteração trazendo-o para vertical, dará ao desenho do sorriso uma
percepção de maior domínio desse dente e uma expressão visual de maior força e
estabilidade. Quanto mais os eixos dos centrais forem inclinados para mesial,
mais dominância visual será dada a esses dentes. Os incisivos laterais seguem
as mesmas condições dos centrais, sendo que quanto mais se inclina para a
distal, mais dinamismo será expresso e quanto mais verticalizado, mais força.
Os caninos expressam grande impacto comunicativo. Seu eixo coronal pode variar
de inclinado para medial (torque negativo) expressando dinamismo e
impulsividade; quando verticalizado expressando força e persistência; e quando
inclinados para vestibular (torque positivo) expressando calma, apatia e até
comicidade.
O posicionamento vestibulopalatino exerce forte influência
no suporte labial, o que acaba por influenciar o contorno e volume labial com
suas comunicações visuais associadas. Os dentes vestibularizados abrem o arco e
lhe conferem maior estabilidade, sendo essa a expressão desse efeito. Os dentes
posicionados em linha reta expressam força e os palatinizados expressam dinamismo
e introversão.
As linhas complementares são linhas imaginárias de união de
estruturas. A linha de união dos zênites gengivais liga os pontos mais altos da
curvatura da gengiva das coroas dentais dos dentes anterossuperiores. Se o seu
formato for do côncavo invertido, este se relaciona com uma aparência de
tristeza, se for de forma horizontal, aparenta estabilidade, se em ziguezague,
expressa dinamismo e se for convexa ascendente transmite extroversão.
A cirurgia plástica gengival é o método usado que permite a
mudança dos zênites gengivais, mas deve ser realizado um criterioso
planejamento, analisando a forma do arco e o biótipo periodontal.
A relação proporcional entre elementos dentais possuem dois
tipos de simetria: a corrente, na qual a relação de proporção é de dominância
exclusiva de largura de centrais sobre laterais, e esses sobre os caninos, e
transmitem monotonia e estabilidade. Já a simetria radial, na qual os elementos
análogos são similares, mas apresentam dimensões diferentes de seus vizinhos,
são mais harmônicos aos olhos dos dentistas, no entanto, não são a escolha de
simetria desejada pelos pacientes. Quanto mais dominante for o central em
relação aos laterais e caninos, mais autoritarismo e força temperamental será
expressa, e quando os caninos forem mais dominantes no segmento
anterossuperior, mais agressividade e masculinidade.
Planejamento e
previsibilidade
Odontólogos que trabalham com o visagismo, ao iniciar o
tratamento, realizam uma entrevista chamada por Hallawell de consultoria, na
qual o profissional faz uma análise de traços físicos, modo de andar, sentar,
tom de voz e postura, seguido de uma análise comportamental, a fim de verificar
as necessidades e preferências pessoais. Ao final do processo, o profissional
conseguirá ter um entendimento do tipo temperamental de seu paciente. Esses
tipos temperamentais foram descritos por Hipócrates como colérico, sanguíneo,
melancólico e fleumático, no qual, de modo geral, um ou dois desses tipos
geralmente se apresentem dominantes na personalidade de um indivíduo. Esses
temperamentos estão associados a tipos de desenho de sorriso. Os desenhos de
sorriso são arranjos formados pelos dentes e todas as estruturas até agora
citadas. Cada arranjo é composto por um grupo específico de elementos com o
mesmo significado e expressam uma mensagem não-verbal, que será trabalhada pelo
Odontólogo e Técnico em prótese.
O indivíduo colérico que possui grande força intelectual, é
prático e objetivo, emocionalmente intenso, mas discreto, persistente e determinado,
com capacidade de liderança, intolerante, autoritário, é associado ao desenho
de sorriso forte, no qual os dentes anterossuperiores possuem o longo eixo
perpendicular ao plano horizontal, com incisivos centrais retangulares, caninos
com limite vestibular reto, simetria radial, linha de união dos zênites
gengivais reta de canino a canino, plano incisal reto entre centrais e caninos
com laterais aquém desse plano, com arco superior e rostos retangulares, e, em
vista oclusal, os incisivos estão posicionados em linha reta.
O tipo temperamental sanguíneo é criativo, curioso,
emocionalmente instável, extrovertido, alegre e brincalhão, falante, pouco
perseverante e desorganizado. Se assemelhando com as características do desenho
de sorriso dinâmico com dentes anterossuperiores posicionados com seu longo
eixo ligeiramente inclinados para distal, simetria radial discreta, plano
incisal ascendente a partir da linha media, IC geralmente triangulares ou
trapezoidais com incisais ascendentes a partir da linha média, caninos com
limite vestibular representado por uma linha reta inclinada para medial, arco
superior triangular, harmoniza-se com o rosto hexagonal de lateral reta, triangular
invertido ou losangular.
O melancólico é suave, sensível, organizado, tímido,
detalhista, perfeccionista, ansioso e conservador. Seu desenho de sorriso é o
suave com dentes posicionados com seus longos eixos retilíneos ou discretamente
inclinados para distal, linha de união dos zênites ascendente a partir da linha
média em forma de parábola, incisivos centrais ovalados, caninos com limite
vestibular curvo e inclinado para medial, arco superior e rosto ovalados, e, em
vista oclusal, os dentes anterossuperiores são bem alinhados em uma curva ou
parábola.
O fleumático é conservador, estável, seguro, emocionalmente
calmo, tranquilo, ação e ritmo de vida é lento e apático, não se impõe, aceita
condições impostas, apresentando comodismo e submissão. Associa-se ao desenho
de sorriso plano, no qual os dentes anterossuperiores possuem seus longos eixos
perpendiculares ao plano horizontal, com exceção do canino, que pode estar
rotacionado para lateral, os IC são maiores na largura do que na altura
(formato quadrado). Pode ter diastema. Os caninos com limite vestibular curvo,
o arco largo e circular, e o rosto com formato quadrado ou redondo.
Utilizando-se dos princípios visagistas, o profissional
analisará as necessidades, expectativas, condições biológicas e funcionais
juntamente com o paciente, elaborando assim as mudanças do seu sorriso. O
protético fará um encerramento diagnóstico e então a simulação já na boca do
paciente, chamado de mock-up. Nesta fase, são avaliados o antes e depois, e a
necessidade de ajustes anatômicos. A comunicação entre profissional e paciente
é importante em todas as fases, ao tempo que o paciente indicará suas
expectativas, o profissional deverá expor seu conhecimento visagista sobre o
caso clínico, havendo uma interação entre o desejo do paciente e a viabilização
do tratamento.
A odontologia estética moderna traz resultados muito mais
satisfatórios, porque busca sempre um resultado cada vez mais personalizado e
com precisão. Essa personalização é alcançada com o visagismo e a precisão com
o Planejamento
Digital Estético, o DSD. Esta ferramenta digital permite visualizar a
previsibilidade do tratamento, aumentando assim a taxa de sucesso e satisfação
do paciente.
O futuro da odontologia visa a integração de todas as
especialidades (ortodontia, periodontia, dentística, prótese, entre outras),
buscando um sorriso mais belo e harmônico, fundamentado por um periodonto
saudável, oclusões bem construídas, restaurações e gengivas simétricas,
melhorando as propriedades funcionais, estéticas e psicossociais do indivíduo.
Fonte:
Revista Odontológica de Araçatuba, v.35, n.2, p. 67-70,
Julho/Dezembro, 2014. (Visagismo na odontologia: a personalização do sorriso) –
link: http://apcdaracatuba.com.br/revista/2015/03/TRABALHO%2011.pdf
0 comentários:
Postar um comentário