domingo, 12 de julho de 2015

Visagismo na Odontologia: Que mensagem você quer passar quando sorri?


A odontologia está em constante evolução na área da estética, com a utilização de procedimentos e materiais inovadores, associados à tecnologias avançadas. Uma das técnicas que está em foco na atualidade é o visagismo, o qual pode ser conceituado como a arte de criar uma imagem que reflita as características da personalidade de uma pessoa de acordo com as formas de seu rosto, pois sua aparência pode dizer muito em relação à imagem que deseja ser transmitida. Diante disso, o objetivo desse post é demonstrar como o visagismo se incorporou à odontologia, por meio da literatura científica.

Dentro do visagismo há uma interrelação entre a saúde e arte, há uma busca pela valorização dos aspectos positivos de traços marcantes, bem como a influência destes na identidade e arcada dentária de cada indivíduo, valorizando a arquitetura do sorriso de acordo com sua personalidade individual.

Verifica-se que a utilização do conceito de maneira metódica é eficaz no planejamento prévio, que é realizado por meio de uma consultoria no qual o profissional tem por finalidade buscar uma melhor compreensão do paciente e suas particularidades, esse técnica permite analisar o temperamento de uma pessoa de acordo com o formato do rosto e feições. Categorizando a personalidade em quatro categorias: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático, que visa buscar alcançar seus anseios para que após esta etapa possa restabelecer uma estética dental em concordância com suas características físicas e emocionais, propiciando uma melhora da qualidade de vida e autoestima do paciente.

Análise Facial

 Nesta análise, cada parte do rosto representa um aspecto da personalidade. Essa divisão se dá em três partes da seguinte forma:

Terço Superior: Região da testa – zona do intelecto;
Terço Médio: Região dos olhos – zona da emoção;
Região do nariz – ação e ritmo (dinâmica);
Terço Inferior: Região dos lábios – Expressão e intuição (comunicação);
Região do queixo – Vontade.

 Junto com a análise facial, se compara o formato do rosto com os quatro temperamentos de Hipócrates: Colérico, Melancólico, Sanguíneo e Fleumático.

As formas geométricas básicas possuem um significado e, consequentemente, uma mensagem psicológica, e podem ser relacionadas com o formato da face do paciente. O círculo transmite estabilidade, passividade, calma, monotonia, introversão, portanto, o rosto redondo está associado a essas características. O rosto quadrado expressa equilíbrio, força e conservadorismo. O triangular transmite dinamismo, jovialidade, extroversão, já a forma oval expressa suavidade, sensualidade e romantismo.

Análise Dental

Os dentes ântero-superiores serão o foco dos estudos visagistas, pois é nesta região que estão concentradas as mais importantes informações nãoverbais da face do paciente. A forma da coroa dos incisivos centrais pode ser triangular, retangular, oval ou quadrada, ou até mesmo a fusão de duas formas como o formato trapezoidal (retângulo + triângulo). Existem contradições literárias odontológicas sobre a escolha do formato do central, este tendo ou não uma relação direta com o formato da face do indivíduo. O estudo no qual demonstra a ausência de relação, sugere que a proporção entre estes elementos traz mais harmonia ao sorriso.

A intenção do paciente deve ser levada em conta juntamente com o conhecimento visagista do profissional, se o paciente desejar transmitir força, persistência e liderança o formato ideal é o retangular, se a opção for evidenciar o dinamismo, alegria e extroversão o formato triangular é o ideal, em caso do formato oval, este transmitirá delicadeza e elegância, já no formato quadrado, estabilidade, calma e tranquilidade.

Nos incisivos laterais, sua incisal e ângulo disto-incisal possuem mais influência na percepção do formato final deste. Os caninos expressam ação ao sorriso e em uma visão frontal, o contorno vestibular e a inclinação dos caninos quando retos, transmitem ação persistente, quando curvos, delicadeza e inclinados, impulsividade.

Os lábios são a moldura do sorriso e sua espessura, tonicidade e desenho se diversificam entre os sexos, idade e raças, e expressam elementos emotivos tanto em movimento (sorriso) como estático. Os lábios finos com o canto da boca caído expressam autocontrole, submissão e tristeza. Lábios grossos expressam autoridade, força temperamental, já os lábios em forma de cupido expressam doçura e grande afetividade.

O grau de exposição gengival também transmite informações sobre a personalidade: quando a exposição gengival for grande, expressa extroversão e simpatia e quando pequena expressa timidez e tranquilidade.

Os principais elementos estruturais do sorriso que expressam a composição são: plano incisal, eixos dentais, posicionamento dental, formas dentais, exposição dental, proporções dentais e linhas complementares.
O plano incisal da arcada ânterosuperior representa a limitação do posicionamento das bordas incisais dos incisivos centrais, laterais e caninos, e podem ser ajustados pelo profissional. A inclinação sagital do plano oclusal e o formato do arco superior servem de referências para a configuração, na qual quanto mais largo se relaciona com o plano incisal reto, enquanto em maxilas estreitas o plano incisal ascendente é mais comum.

Esteticamente, o paralelismo entre a borda superior do lábio inferior e o plano incisal quando em sorriso, é considerado mais harmônico para a maioria das pessoas. Este elemento pode transmitir força ou leveza ao sorriso do paciente, independente de sua idade ou sexo, portanto deve ser levada em conta a intenção do paciente em fusão com outras condições orais, como a forma do arco, linha do lábio superior, linha do lábio inferior e inclinação sagital do plano oclusal. Neste contexto, a escolha do plano é determinada, sendo este o primeiro elemento na criação da estrutura da composição psicodentalfacial.

O eixo dental é a posição dos dentes na arcada em relação à linha mediana central. Os conhecimentos de variações dos eixos dentais são de suma importância para a intervenção segura e precisa do profissional. Normalmente o eixo dos centrais é ligeiramente posicionado para distal, sendo que a sua alteração trazendo-o para vertical, dará ao desenho do sorriso uma percepção de maior domínio desse dente e uma expressão visual de maior força e estabilidade. Quanto mais os eixos dos centrais forem inclinados para mesial, mais dominância visual será dada a esses dentes. Os incisivos laterais seguem as mesmas condições dos centrais, sendo que quanto mais se inclina para a distal, mais dinamismo será expresso e quanto mais verticalizado, mais força. Os caninos expressam grande impacto comunicativo. Seu eixo coronal pode variar de inclinado para medial (torque negativo) expressando dinamismo e impulsividade; quando verticalizado expressando força e persistência; e quando inclinados para vestibular (torque positivo) expressando calma, apatia e até comicidade.

O posicionamento vestibulopalatino exerce forte influência no suporte labial, o que acaba por influenciar o contorno e volume labial com suas comunicações visuais associadas. Os dentes vestibularizados abrem o arco e lhe conferem maior estabilidade, sendo essa a expressão desse efeito. Os dentes posicionados em linha reta expressam força e os palatinizados expressam dinamismo e introversão.

As linhas complementares são linhas imaginárias de união de estruturas. A linha de união dos zênites gengivais liga os pontos mais altos da curvatura da gengiva das coroas dentais dos dentes anterossuperiores. Se o seu formato for do côncavo invertido, este se relaciona com uma aparência de tristeza, se for de forma horizontal, aparenta estabilidade, se em ziguezague, expressa dinamismo e se for convexa ascendente transmite extroversão.

A cirurgia plástica gengival é o método usado que permite a mudança dos zênites gengivais, mas deve ser realizado um criterioso planejamento, analisando a forma do arco e o biótipo periodontal.

A relação proporcional entre elementos dentais possuem dois tipos de simetria: a corrente, na qual a relação de proporção é de dominância exclusiva de largura de centrais sobre laterais, e esses sobre os caninos, e transmitem monotonia e estabilidade. Já a simetria radial, na qual os elementos análogos são similares, mas apresentam dimensões diferentes de seus vizinhos, são mais harmônicos aos olhos dos dentistas, no entanto, não são a escolha de simetria desejada pelos pacientes. Quanto mais dominante for o central em relação aos laterais e caninos, mais autoritarismo e força temperamental será expressa, e quando os caninos forem mais dominantes no segmento anterossuperior, mais agressividade e masculinidade.

Planejamento e previsibilidade

Odontólogos que trabalham com o visagismo, ao iniciar o tratamento, realizam uma entrevista chamada por Hallawell de consultoria, na qual o profissional faz uma análise de traços físicos, modo de andar, sentar, tom de voz e postura, seguido de uma análise comportamental, a fim de verificar as necessidades e preferências pessoais. Ao final do processo, o profissional conseguirá ter um entendimento do tipo temperamental de seu paciente. Esses tipos temperamentais foram descritos por Hipócrates como colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático, no qual, de modo geral, um ou dois desses tipos geralmente se apresentem dominantes na personalidade de um indivíduo. Esses temperamentos estão associados a tipos de desenho de sorriso. Os desenhos de sorriso são arranjos formados pelos dentes e todas as estruturas até agora citadas. Cada arranjo é composto por um grupo específico de elementos com o mesmo significado e expressam uma mensagem não-verbal, que será trabalhada pelo Odontólogo e Técnico em prótese.

O indivíduo colérico que possui grande força intelectual, é prático e objetivo, emocionalmente intenso, mas discreto, persistente e determinado, com capacidade de liderança, intolerante, autoritário, é associado ao desenho de sorriso forte, no qual os dentes anterossuperiores possuem o longo eixo perpendicular ao plano horizontal, com incisivos centrais retangulares, caninos com limite vestibular reto, simetria radial, linha de união dos zênites gengivais reta de canino a canino, plano incisal reto entre centrais e caninos com laterais aquém desse plano, com arco superior e rostos retangulares, e, em vista oclusal, os incisivos estão posicionados em linha reta.

O tipo temperamental sanguíneo é criativo, curioso, emocionalmente instável, extrovertido, alegre e brincalhão, falante, pouco perseverante e desorganizado. Se assemelhando com as características do desenho de sorriso dinâmico com dentes anterossuperiores posicionados com seu longo eixo ligeiramente inclinados para distal, simetria radial discreta, plano incisal ascendente a partir da linha media, IC geralmente triangulares ou trapezoidais com incisais ascendentes a partir da linha média, caninos com limite vestibular representado por uma linha reta inclinada para medial, arco superior triangular, harmoniza-se com o rosto hexagonal de lateral reta, triangular invertido ou losangular.

O melancólico é suave, sensível, organizado, tímido, detalhista, perfeccionista, ansioso e conservador. Seu desenho de sorriso é o suave com dentes posicionados com seus longos eixos retilíneos ou discretamente inclinados para distal, linha de união dos zênites ascendente a partir da linha média em forma de parábola, incisivos centrais ovalados, caninos com limite vestibular curvo e inclinado para medial, arco superior e rosto ovalados, e, em vista oclusal, os dentes anterossuperiores são bem alinhados em uma curva ou parábola.

O fleumático é conservador, estável, seguro, emocionalmente calmo, tranquilo, ação e ritmo de vida é lento e apático, não se impõe, aceita condições impostas, apresentando comodismo e submissão. Associa-se ao desenho de sorriso plano, no qual os dentes anterossuperiores possuem seus longos eixos perpendiculares ao plano horizontal, com exceção do canino, que pode estar rotacionado para lateral, os IC são maiores na largura do que na altura (formato quadrado). Pode ter diastema. Os caninos com limite vestibular curvo, o arco largo e circular, e o rosto com formato quadrado ou redondo.

Utilizando-se dos princípios visagistas, o profissional analisará as necessidades, expectativas, condições biológicas e funcionais juntamente com o paciente, elaborando assim as mudanças do seu sorriso. O protético fará um encerramento diagnóstico e então a simulação já na boca do paciente, chamado de mock-up. Nesta fase, são avaliados o antes e depois, e a necessidade de ajustes anatômicos. A comunicação entre profissional e paciente é importante em todas as fases, ao tempo que o paciente indicará suas expectativas, o profissional deverá expor seu conhecimento visagista sobre o caso clínico, havendo uma interação entre o desejo do paciente e a viabilização do tratamento.

A odontologia estética moderna traz resultados muito mais satisfatórios, porque busca sempre um resultado cada vez mais personalizado e com precisão. Essa personalização é alcançada com o visagismo e a precisão com o Planejamento Digital Estético, o DSD. Esta ferramenta digital permite visualizar a previsibilidade do tratamento, aumentando assim a taxa de sucesso e satisfação do paciente.

O futuro da odontologia visa a integração de todas as especialidades (ortodontia, periodontia, dentística, prótese, entre outras), buscando um sorriso mais belo e harmônico, fundamentado por um periodonto saudável, oclusões bem construídas, restaurações e gengivas simétricas, melhorando as propriedades funcionais, estéticas e psicossociais do indivíduo.

Fonte:
Revista Odontológica de Araçatuba, v.35, n.2, p. 67-70, Julho/Dezembro, 2014. (Visagismo na odontologia: a personalização do sorriso) – link: http://apcdaracatuba.com.br/revista/2015/03/TRABALHO%2011.pdf

http://www.odontologiaemfortaleza.com.br/odontologia-estetica/visagismo-na-odontologia-visagismo-odontologico/

0 comentários:

Postar um comentário