segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dente siso: saiba mais!




Dente siso, também conhecido como “dente do juízo” ou tecnicamente conhecido como 3º molar. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro sisos, um em cada canto da boca, são eles:o 18, o 28, o 38 e finalmente o 48, sendo dois inferiores e dois superiores (nos lados: esquerdo e direito).

São dentes com características próprias, pois:
  •          Tem anatomia (forma) muito variável;
  •          Possuem época de erupção (“nascimento”) com longa variação, geralmente entre 15-21 anos de idade, mesmo assim podem erupcionar (“nascer”) após este período.

E por ter características próprias, gera entre os dentistas diferentes posturas em relação a este dente, pois uns optam pela sua extração e outros optam pela sua manutenção na boca. Com isso, causamos certas dúvidas em nossos pacientes. O objetivo do post de hoje é minimizar ou, quem sabe, eliminar essas dúvidas.

Seguem algumas perguntas com suas respectivas respostas...

Todo mundo tem siso?

Não. Costumo dizer assim para meus pacientes: nossos ancestrais, que precisavam caçar para ter seus alimentos, tinham comidas mais brutas/duras, e para conseguir mastigar este tipo de alimento eles possuíam mais dentes. Com o passar dos anos... o alimento foi ficando mais acessível, mais macio e com essa evolução, a mamãe natureza foi aos poucos fazendo com que nascêssemos com menos dentes que antes... Com o passar do tempo, a tendência é que os sisos deixem de existir, uma vez que perderam sua função para a espécie. Mas isso ainda vai levar muito tempo, séculos talvez. Por isso, podemos dizer que hoje nem todo mundo tem o 3º molar. Algumas pessoas tem os quatro dentes do siso, outras possuem três, dois, um ou nenhum. Podemos observar tal fato também com outros dentes, como: o lateral, caninos, pré-molares... nestes casos em que não nascemos com o germe do dente dizemos que há agenesia, não formação de.

Por que o dente do siso não nasce em algumas pessoas?

Quando a pessoa tem o germe do dente e o dente siso não nasce, ou é porque não há espaço na arcada dentária, ou é porque ele está na posição horizontal.

O que acontece se o dente do siso não erupcionar ou erupcionar parcialmente?
Caso não haja a erupção dele, ele pode absorver as raízes dentes vizinhos. A erupção parcial pode ocasionar gengivite, irritação local, abscessos na região, edema e dor.

Por que dói tanto enquanto ele nasce?

Enquanto o dente está no processo de erupção, há em cima do dente um capuz de gengiva. Quando comemos, o alimento fica acumulado em baixo deste capuz, entre o dente e gengiva, porém não conseguimos remover estes restos de alimentos com a escovação, desta forma as nossas bactérias fofas de plantão usam esse alimento como fonte de energia e liberam toxinas ou no dente ou na gengiva, sendo que na gengiva causa dor e edema (inchaço). A este quadro chamamos de pericoronarite, que nada mais é que uma inflamação ao redor da coroa do dente. Nestes casos procure seu dentista que ele te orientará ou pela permanência do dente (para isso temos que fazer a remoção cirúrgica do capuz gengival) ou pela extração.

Quando é recomendada e extração do dente do siso?

É recomendada e extração quando houver falta de espaço para a erupção do dente do siso, ou quando esse está na posição horizontal. Ainda pode ser recomendada a extração em casos de dor forte ou quando há erupção parcial.

O que acontece se o dente mal posicionado não for retirado?
Pode aparecer um cisto na região ou, por falta de espaço, desalinhamento dos outros dentes. O siso semi-incluso pode, ainda, provocar cárie e/ou doença periodontal nos dentes adjacentes, já que facilita a retenção de alimentos.

 É comum alguns desses dentes já nascerem cariados?
Não. Algumas vezes, os sisos ficam semi-inclusos, isto é, só com algumas "pontas" visíveis, enquanto as outras duas continuam dentro da gengiva. Então, podem surgir cáries pela dificuldade de limpá-los direito. Mas isso não quer dizer que já tenham nascido cariados.

Dói pra tirar?
Se você deixar seu dentista te anestesiar, não! Normalmente, dentistas prescrevem algumas medicações antes da cirurgia com a finalidade de que quando a anestesiar passar, você já esteja sob efeito de medicação, desta forma conseguimos prevenir dor e edema.



Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata com sua participação!

21 comentários:

  1. Sei bem como é !! rsrs
    Parabéns Draº pelo post esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Neste exato momento.. uma dor horrível...

    “Até hoje não houve filósofo que padecesse pacientemente de uma dor de dente" (Shakespeare)

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma cirurgia de siso amanhã, tiro o superior e inferior esquerdo. E o meu caso é bem semelhante ao do raio x apresentado. O inferior esta na horizontal e o superior atras da raiz do ultimo molar.
    Confesso que estou bastante tensa,mas confio no profissional que irá fazer a extração.
    Torçam por mim, volto pra contar como foi.
    Abraços

    Adri

    ResponderExcluir
  4. tenho 15 anos e um ja esta querendo aparecer ,fiquei meio preocupada com isso

    ResponderExcluir
  5. Olá Letty!!
    Nossa... o juízo aparecendo aos 15 anos?!
    Fique tranquila, como dissemos, este é um dente q não tem a época de erupção mto definida...
    Visite seu dentista e esclareça suas dúvidas, tire radiografias para acompanhar... afinal, tememos aquilo que desconhecemos...

    ResponderExcluir
  6. Ô Adri, cadê o seu "como foi"?

    Eu também fiz uma cirurgia para extração deste terceiro molar.
    Gostaria de saber exatamente como foi a sua e o que aconteceu em seguida.
    >>jmlvasconcelos@hotmail.com

    No aguardo,
    Jonas

    ResponderExcluir
  7. Existe possibilidades de deixar o dente ciso na boca ate ele crescer totalmente e depois colocar aparelho para que o dente ciso ajude tampar um espaço de um dente molar que esta faltando ?

    ResponderExcluir
  8. Por favor, me tire uma dúvida cruel: a 4 anos atrás eu fui fazer a cirurgia de remoção de um siso semi-incluso, esquerdo inferior, e após 3h de cirurgia, em que o cirurgião-dentista partiu a coroa do dente todo, o mesmo resolver deixar as raízes. Ele me disse que poderi afetar um nervo que passa na região e que o corpo expeliria. Hj as raízes estão lá, não doem, não formou cisto, a radiografia não mostrou nada demais.
    Dada a quantidade de desinformação me responda: é um problema (futuro) deixar as raízes ou eu posso passar o resto da minha vida com elas sem problemas?
    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  9. meu siso começou a nascer aos treze anos de idade...

    ResponderExcluir
  10. tenho 15 anos e os meus 4 sisos já resolveram aparecer.., na realidade, na minha radiografia de quando eu tinha 13 anos eles já estavam ali presentes, mas eu botei aparelho e foi algo "ignorado" naquele momento. segundo meu dentista não é algo muito complicado pelo fato de a raiz da gengiva ainda não ter se formado. o problema é que eles não tem espaço para nascerem e isso me aterrorizou bastante, porém, depois deste post notei que não é tão assustador assim... obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá!! Meu nome é Márcio.
    Meus dentes sisos de baixo estão na posição horizontal, agora que coloquei aparelho que descobri com o Raio-X; a dentista falou que é uma operação complicada e que pode até quebrar minha mandíbula na cirurgia. Será que pode deixá-los onde estão? ou tem mesmo que tirar? ela ficou de consultar um especialista e me falar, mas fiquei preocupado. Me responda por favor: mm.ruas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ei Márcio, obrigada pela sua participação. Respondi por email. Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi , tenho 33 anos, e acredite está nascendo um siso, lado direito superior, doi muito, minha cabeça doi faz dois dias, é normal? Acho que vou tirar. Me ajuda............

    ResponderExcluir
  14. já tenhos os 4 sisos crescidos e só tenho 14 anos!

    ResponderExcluir
  15. ola e tirei um rx e a medida disse q eu so tinha um siso sera q e verdade isso?

    ResponderExcluir
  16. Sempre extrair o dente do siso incluso é história de dentista para ganhar dinheiro! Essa prática preventiva não tem embasamento científico e em vários países já foi abandonada .

    ResponderExcluir
  17. Isso é possível sim, conforme já falamos, tem pessoas que possuem apenas 1 dente siso, outras pessoas possuem 2, outras possuem 4 (que seria o "normal"), e ainda existe algumas pessoas com dentes extranumerários, que possuem mais de 4!

    ResponderExcluir
  18. Olá anônimo, fico grata com sua participação aqui no blog, contribuindo para nosso enriquecimento!
    Qdo vc disse:"Sempre extrair o dente do siso incluso é história de dentista para ganhar dinheiro! Essa prática preventiva não tem embasamento científico e em vários países já foi abandonada".
    Como já disse aqui, sou especialista em prótese dentária, não faço exodontias (extrações), e tenho como filosofia de trabalho NÃO manter os 3º molares, indico a exodontia e não ganho nada com isso...
    Penso que não existe erro em indicar ou contra-indicar a extração de sisos inclusos, são apenas filosofias de tratamento diferentes e que no meu caso deixo isso bem claro para cada paciente e os deixo livres para escolher o que consideram melhor para si... uns extraem, outros mantêm...
    Mas já foi comprovado cientificamente a eficácia do "arco dental reduzido", oclusão na qual o paciente possui dentes apenas de 2ª pré-molar de um lado até 2º pré-molar do outro lado, totalizando 10 dentes por arco dentário. Logo, se já foi comprovada a eficácia do arco dental reduzido, eu me pergunto, será q o paciente q possui 14 dentes em cada arco ficará prejudicado, já que nosso alimentos não exigem muito de nossos dentes?!? Penso que não...
    Sou a favor da manutenção do 3º molar APENAS naqueles pacientes que perderam muitos dentes e que farão uso de uma prótese parcial removível (PPR) e que precisará do 3º molar para auxiliar na retenção da PPR. SÓ!
    Penso que o conhecimento é o melhor conselheiro nas tomadas de decisão... e pelo visto todos aqui no blog estão em busca disto! Parabéns a todos nós!
    Espero ter esclarecido um ponto de vista.
    Fico muito grata pela oportunidade.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  19. Apenas complementando o post anterior: apenas tenho uma postura "radical", como é a extração nos casos de 3º molares, mas, para os demais dentes sou hiper-conservadora!

    ResponderExcluir
  20. oi,tenho uma cirurgia de retirada do ciso inferior direito amanhã estou tomando antibiotico para melhorar a dor,más o dentista me deixou intrigada disse q tenho q retira-lo mas q eu tenho q ficar ciente que pode lesionar o nervo e ficar com a parte inferior da boca adormecida e não tem volta!Como devo proceder nessa situação???minha radiografia tá parecida com a q vc colocou,porem meu dente esta na vertical mas a raiz está proxima ao nervo como na sua

    ResponderExcluir
  21. Fico grata de vc ter me escolhido para esclarecer sua dúvida!
    Vamos para a resposta então: seu dentista o está alertando para a possibilidade de parestesia (perda da sensibilidade) e de paralisia (perda de movimento).
    Logo abaixo das raízes dos dentes inferiores existe um canal chamado canal mandibular, no qual passam vasos venosos e arteriais e o nervo...
    Quanto mais para posterior da boca, mais os dentes estão próximos deste canal, aumentando a possibilidade...
    Sugiro que em primeiro lugar vc faça a cirurgia com alguém que vc sinta confiança.
    Caso haja paralisia ou parestesia, sugiro que assim que perceber isto procure um fisioterapeuta a fim de estimular a região.
    É isso. Espero ter contribuído...
    Forte abraço e continue participando!

    ResponderExcluir