segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Odontologia do Sono:


A Medicina do Sono teve seu início há cerca de 50 anos, quando foi possível demonstrar, através de equipamentos específicos, que o corpo humano não fica totalmente desligado durante o sono e que esse é um rico momento fisiológico onde acontecimentos fundamentais à saúde têm o seu lugar. Como pontos marcantes, em 1929 o neuropsiquiatra alemão Hans Berger fez registros de eletrocilogramas em humanos e o registro gráfico resultante foi denominado eletroencefalograma ou EEG. Nos anos de 1937, 1938 e 1939, os fisiologistas americanos Loomis, Harvey e Hobart realizaram o primeiro estudo sistemático dos padrões eletroencefalográficos durante o sono humano. Em 1970 a Universidade de Stanford (Califórnia – EUA) criou o primeiro Centro do Sono.


Através da Medicina do Sono, com participação recente da Neurociência, ficou ainda mais comprovada a importância do sono no ciclo diário de vida (ciclo circadiano) dos seres humanos e foram desvendadas as causas de alguns de seus distúrbios. Como alguns dos distúrbios do sono possuem sua origem em estruturas localizadas no trato respiratório superior, não tardou à Odontologia, juntamente com Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Biólogos, Biomédicos, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros e profissionais da Educação Físicaintegrar a equipe multidisciplinar da Medicina do Sono que busca a conquista de um sono de alta qualidade fisiológica, rotineiramente chamado de “Sono Reparador” (não seria o sono dos justos?). Há cerca de 30 anos a Odontologia participa da Medicina do Sono oferecendo tratamento com excelentes resultados aos distúrbios do sono.

A odontologia do sono é uma área da medicina do sono voltada ao tratamento de um dos mais comuns distúrbios do sono – ronco e apneia obstrutiva do sono –, por meio de aparelhos intraorais individualizado usados pelo paciente na hora de dormir.

Inclui também o tratamento do bruxismo do sono, através de placas intra-orais. É comum ouvir comentários de amigos e parentes a respeito de reações estranhas suas ou de outras pessoas durante o sono.

Além do barulho ensurdecedor provocado pelo ronco, são relatados engasgos, suspiros esquisitos e até paradas respiratórias. O que num primeiro momento é até engraçado representa um sério risco para a saúde e a qualidade de vida de quem ronca ou sofre de apneia do sono. 

FIQUE ATENTO - Para realizar o tratamento da Apnéia do Sono e Ronco de maneira segura e efetiva, o cirurgião-dentista deve ter um profundo conhecimento e embasamento científico na área de Medicina do Sono, de Disfunção Temporomandibular e Oclusão, além de dominar o manejo dos aparelhos intra-orais específicos para a SAOS. 

Por ser de caráter evolutivo, o seu tratamento é para toda vida, portanto uma abordagem incorreta poderá comprometer a qualidade de vida do paciente e causar seqüelas.

Saiba quais as conseqüências da SAOS e como tratá-la, assim você poderá se prevenir e/ou tratar os possíveis danos à sua saúde, à sua vida pessoal e profissional, garantindo qualidade de vida e longevidade.

A seguir virão posts relacionados a este assunto. Fique ligado e não durma no ponto!!

Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata desde já!

0 comentários:

Postar um comentário