domingo, 2 de maio de 2010

Que escova de dentes escolher?



Você certamente já deve ter passado por isso: está lá no supermercado diante de uma prateleira CHEIA de escovas de dente e pensa: qual escova eu compro? A elétrica? A que tem limpador de bochecha? A que tem cabeça flexível? A mais blá blá blá...
Ou seja, uma tarefa que parecia fácil começa a ficar complicada diante de tantos modelos ofertados e todas se dizendo ser “a mais recomendada” pelos dentistas, fica difícil a escolha correta pelo consumidor, que, se não tomar cuidado, pode vir a ter os dentes e a gengiva prejudicados.

Em um desses cursos que fiz, ouvi uma metáfora de um professor: pato nada, pato voa, pato anda, mas não faz nenhum deles adequadamente. Logo, essas escovas que prometem mil e uma coisas fazem um pouco de tudo, mas não fazem nada adequadamente.
Recomendamos dar preferência às escovas fabricadas por empresas tradicionais, pois costumam ser de melhor qualidade. Mas isso não significa escolher a mais sofisticada delas. As escovas mais simples são as melhores. Muitos dos apetrechos tecnológicos existentes em certos modelos mais modernos de escovas, como o massageador de gengiva, por exemplo, são dispensáveis. Fazem parte do marketing dos fabricantes.
Vamos falar a princípio das cerdas:
·        Toda boa escova de dentes precisa ter cerdas macias ou extra- macias. Escovas duras além de machucar a gengiva, podem produzir desgaste nos dentes, provocando sensiblidade a alimentos frios, quentes, doces ou salgados;
·        Esqueça as escovas high-tech, as cerdas devem ser todas do mesmo tamanho, a fim de alcançar todos os dentes ao mesmo tempo;
Cabos emborrachados facilitam o manejo.
Outro ponto a ser observado é a ponta ativa (cabeça) da escova: que dever ser arredondada e pequena a fim de permitir o acesso da escova nas regiões mais posteriores.
As escovas elétricas também são uma boa opção principalmente para aquelas pessoas que tem dificuldade motora, e no caso de pessoas sem problemas motores, devem ser usadas intercaladas com a escova tradicional para que a pessoa não perca a habilidade da escovação. Escovas elétricas também podem ser utilizadas para motivar crianças que não tem interesse pela escovação a criarem o hábito, por ser uma novidade as crianças costumam gostar da novidade.
Outro aspecto importante a ser observado é o momento certo de trocar de escova. Isso deve acontecer sempre que as cerdas estiverem tortas e amassadas, até no máximo 90 dias de uso. Nesse estado, elas não higienizam adequadamente e ainda podem prejudicar a gengiva.
Para conservar a escova de dente, o correto é lavá-la com água corrente, remover o excesso de água (batendo o cabo da escova de dente contra uma "quina" por exemplo), borrifar solução de  gluconato de clorexidina 0,12% na escova e guardá-la. “Se apenas úmida, favorecerá a proliferação de fungos e bactérias”, com o uso da clorexidina (anti-séptico) impedimos ou reduzimos essa proliferação mesmo estando úmida.


Deixe aqui em baixo o seu comentário, sugestão  de post, ou sua dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais esse assunto!

6 comentários:

  1. nesse caso, como secar adequadamente a escova?

    ResponderExcluir
  2. Ei Nessa, adorei sua pergunta pois tive a chance de deixar o texto mais claro. Fiz as alteraçãoes... Dê uma olhadinha se ficou melhor agora? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Eu uso aparelho e que escova eu devo usar?

    bjOos ♥

    ResponderExcluir
  4. Ei Vitória, desculpe pela demora em respondê-la.Gostei de sua pergunta... então vamos às respostas: com relação à escolha da escova, minha sugestão é que independente de vc usar aparelho ou não siga aquelas orientações de comprar a mais simples( cabeça pequena, cerdas macias, cerdas com o mesmo tamanho... conforme falamos neste post)porém, pacientes q usam aparelho tem q ter cuidados adicionais e requer uso de dispositivos para auxiliar a higienização são eles: passa-fio, escova interdental e escova unitufo. A este respeito vc encontrará maiores informações no post: http://odontologianabocadopovo.blogspot.com/2010/05/qual-melhor-tecnica-para-escovar-os.html

    Caso tenha alguma dúvida estou a sua disposição... obrigada por participar enriquecendo essa "discussão".

    ResponderExcluir
  5. como fazer para passar o fio dental em uma contenção(depois que se tira o aparelho) nos inferiores aparte de traz do passa fio nao cabe

    ResponderExcluir
  6. Olá "anônimo" obrigada por participar!
    Então, existem tipos diferentes de contenção, uma é mais fácil de higienizar q a outra. Mas todas são passíveis de higienização.
    Porém, acredito q a "agulha" de seu passa fio seja calibrosa (grossa) e esteja dificultando a higienização, existem passa fios mais finos no mercado, estando de posse dele, seria interessante marcar uma consulta com seu ortodontista a fim de que ele te oriente adequadamente sobre a forma correta de passar.Caso vc não consiga achar um passa fio fininho, peça ao ortodontista pra te ajudar nessa tarefa...
    Espero tê-lo ajudado de alguma forma. Mas se precisar, conte comigo para outros esclarecimentos...

    ResponderExcluir