domingo, 30 de maio de 2010

PIERCING EM TECIDOS MOLES DA BOCA: SEIS MOTIVOS PARA NÃO COLOCAR!!!


Por incrível que pareça, a quantidade de adolescentes que coloca piercings em tecidos moles da boca (língua, lábios, freio labial e/ou lingual, bochecha e úvula - sim! a famosa "campainha"), é hoje, alarmante. Considerando-se o fato de que os Studios somente podem colocá-los com uma autorização por escrito dos pais, esse número é ABSURDAMENTE elevado.
Se isto ocorre ou não, infelizmente, nós não sabemos. A estatística que mostro aqui para vocês, foi de um estudo feito pela Universidade de São Paulo. Pelo estudo da USP, 5 em cada 10 adolescentes ( 13 - 17 anos) atendidos pela Clínica Integrada e de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da USP, possuíam piercings em algum lugar na boca.


Gente, eu nem sou tão velha  e nem tão careta, mas quando você estuda e conhece todos os riscos inerentes a um procedimento desses, dá vontade de tirar o piercing da língua dessa meninada na hora!

Como já falamos anteriormente, a boca é local extremamente contaminado. Ao fazer o piercing, abre-se uma porta de entrada de bactérias em nosso organismo. Nossa maior preocupação ao fazermos cirurgias é saber se a pessoa tem algum problema cardíaco, pois a entrada de bactérias no organismo dessas pessoas pode provocar endocardite bacteriana... Pessoas com anemia podem ter hemorragias... Pacientes com diabetes tem problemas de cicatrização... Mas não são só esses os motivos para não colocar piercings!

Por isso, este post, vai para os pais e também para os adolescentes que resolveram aderir a essa moda, sem ter a menor noção dos riscos que estão correndo.

SEIS MOTIVOS PARA NÃO COLOCAR

1 - Fraturas de dentes: o piercing na língua provoca erosão dos dentes e fraturas. São irreversíveis. Um dente restaurado nunca é igual a um dente natural. Ocorre com uma frequência relativamente alta.

2 - Reabsorção gengival: a fricção do piercing nos tecidos moles pode provocar problemas periodontais, que, na maioria das vezes, só podem ser tratados cirurgicamente e isso quando podem ser tratados.



3 - Abscessos e infecções: a cavidade oral contém uma população bastante respeitável de bactérias e microorganismos. Além de poder provocar problemas na língua, estas bactérias podem ser transportadas para outras partes do organismo. Deformações nos locais afetados também podem ocorrer.



4 - Hemorragias: sim, esta é grave. Você vai furar sua língua, as condições de higiene parecem boas, seus amigos já foram lá colocar. Mas pode acabar numa bela hemorragia, só parando nas mãos dos cirurgiões do hospital. Se ocorrer lesão de algum nervo, os movimentos e sensibilidade podem ser comprometidos.

5 - Piercing no local errado: e que tal se em vez ficar sossegado na língua, o piercing for aspirado para as vias respiratórias? Uma broncotomia pode até resolver o problema, se não tem que ser mesmo cirurgia torácica para remover. No caso de ser ingerido, o mal não é menor, podendo ficar alojado, quem sabe, no intestino.



6 - HIV e Hepatite: esta dupla dispensa apresentações. Quando querem, entram em qualquer festa, não precisam de convite. Se a taxa média de infeções hospitalares é bastante alta, o que dizer de locais não apropriados. Meus queridos, luvas descartáveis e estufa de esterilização não são garantia de nada, assepsia é muito mais do que isto.



Aí, eu fico aqui me perguntando: Será que vale a pena mesmo?...


Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata com sua participação!





30 comentários:

  1. Nossa belo post parabens!! eu tenho 15 anos e já coloquei um piercing na lingua foi em uma praça ao ar livre perto de casa, minha mae não deixou então eu fui escondido!! mas nada de mais aconteceu eu tirei ele uns dias depois!! pq o cara colocou mt na ponta e a bolinha que gira ficou pra baixo!! mas ainda vou colocar de novo é uma moda fazer o que a atração e mt grande!!

    ResponderExcluir
  2. muito legal o post!! Eu gostaria de saber se piercing no canto dos lábios afeta os dentes/gengiva tanto quanto na língua,e se é muito perigoso.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho um piercing no freio da língua,não deu problema nenhum já o tenho faz uns meses!

    ResponderExcluir
  4. Mt bom o post!!!Queria saber se piercing no canto da boca tem algum problema ou causa algum dano?? Valeu

    ResponderExcluir
  5. eu achei legal um bom conselho...mis se isso fosse tão perigoso..mutos já teriam deixado de usar e até seria proibido de vez...bj

    ResponderExcluir
  6. Como dizem: se conselho fosse bom não se dava, se venderia...
    Muitos são os que dizem: "nunca aconteceu nada comigo". Digo que se trata de sorte, assim como aqueles(as) que fazem sexo sem o uso de preservativos e não engravidam ou não contraem alguma doença infecto-contagiosa, mas basta fazer para correr os riscos.
    Além de fraturas dentárias, hemorragias, infecções, doenças infecto contagiosas... corre-se o risco de alteração de fala enquanto estiver usando o piercing.
    Fico muito feliz com a participação de todos vocês, que têm contribuído para o enriquecimento de outros leitores e do blog!
    Conto com vcs... continuem participando e enviando sugestões de post.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Tenho o meu piercing da língua a mais de três anos e nunca tive nenhum problema com ele, nunca engoli bolinha, nunca quebrei dente, e como eu não tenho mania de ficar mexendo nele toda hora, não tenho nenhuma deformação nos dentes ou bocas... De começo é um medo, de o cara furar no lugar errado e comprometer os movimentos, mas se não deu nada de errado, tudo bem. Acho que o fato de eu usar piercing na boca, fez eu aumentar mais ainda a minha higiene bocal, que nem todos tem uma completa, pode ter tido os seus "malefícios" que eu não sei qual é, mas de certa forma também ajudou.

    E eu tenho um no freio do lábio também, estou cuidando, e até agora nenhum problema, tudo certo e feito exatamente do jeito que o cara que fez pra mim, mandou eu cuidar..

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o Post é para essas pessoas malucas aprenderem o que pode acontecer é uma modinha idiota q só pq os outros tem vcs tem q ter tbm?? Só pq nao aconteceu nada com um não vai acontecer com vc, cara se liguem os danos são horríveis e irreversíveis e imagina para comer ou limpar aquilo, credo!!! E em falar q nem aparece se vc nao abrir a boca, bota um no nariz bem melhor e imagina beijar!! PQP!!!

    ResponderExcluir
  9. Quais os danos que podem ocorrer com os meus dentes mesmo se eu por um na língua? Sei que no post tinha alertando sobre a reabsorção gengival mas o piercing que estava na foto era nos lábios, então isso vale para um piercing na língua também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico muito grata com sua participação!
      Como a língua de movimenta dentro da boca, ela (junto com o piercing) pode vir a prejudicar até onde alcançar. Se bater no dente pode trincar ou fraturar, pode machucar a mucosa da boca em outras regiões... vc tem alteração da fala... pode adquirir um hábito parafuncional de ficar interpondo a língua com o piercing entre os dentes e ter a movimentação dos dentes. Enfim, muitas são as possibilidades!

      Excluir
  10. eu tenho uma argola azul na orelha a 1 ano e uma preta no nariz a 1 mês. nenhum dos dois me deu problemas. penso em botar um no umbigo, mas na boca, eu morro de medo. imagina, tonta do jeito que sou, com um na língua ? O.O pqp né -'

    ResponderExcluir
  11. tenho um piercing na lingua a dois anos... nunca me houve problema, minha higienizaçao com a boca aumentou, nunca afetou meus dentes, nunca mordi o piercing na hora da comida, as vzs ate esqueço q tenho piercing pelo costumme...hj nao consigo fikr sem ele na lingua. By: yasmim

    ResponderExcluir
  12. pooou isso eh real!!! eu tinha um pirceng no queixo, mas ele começou a me da dor nos dentis e eu tirei!!! dai agora vi esse posti e percebi q eh real isso.

    ResponderExcluir
  13. muito legal o post.. mais eu tenho piercing na lingua e quando ta inflamado sai tipo uma pele de dentro do buraco da lingua..

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se o piercing no canto da boca tras problemas pra gengiva e dentes. O risco de contaminaçao é maior ou menor do que nos outros lugares da boca?
    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  15. queria saber se o piercing de argolinha( igual da menina da foto - link no final) no canto da boca da problema na gengiva e nos dentes, e se o risco de contaminaçao é maior ou menor do que os outros piercings na boca.
    Obrigada!

    LINK DA FOTO:
    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/430460_3546243148939_2061496789_n.jpg

    ResponderExcluir
  16. eu tenho 13 amos tenho um sonho de colocar piercing na lingua tem augum proprema serio

    ResponderExcluir
  17. eu tenho na língua desde 2006....coloquei a 1ª vez, fiquei 1 ano e tirei...depois coloquei de novo e até hoje tenho!!! nunca tive problemas....amo meus piercings ♥

    ResponderExcluir
  18. eu coloquei um pinceng na boka do lado direito , do lado de fora ta normal agora por dentro nasceu uma bolha eu não sei oque fazer ;;; essa bolha e estranha e da do lado do piencg oque devo fazer ?

    ResponderExcluir
  19. tenho um na lingua jáh faz um 2 meses , no começo é ruim mais depois é de boa , atéh agora esta tudo normal bjs

    ResponderExcluir
  20. I don't know whether it's just me or if everybody else experiencing problems with your website.
    It appears like some of the text within your posts are running off the screen.
    Can someone else please comment and let me know if this
    is happening to them too? This may be a issue with my web browser because I've had this happen previously. Many thanks
    Look at my weblog :: transfer news liverpool january 2013

    ResponderExcluir
  21. Tenho piercing no freio da lingua e no freio da boca, faz uns 3 anos já, nunca houve nenhum problema, e também já tive na lateral da boca, mas enjoei e tirei... e isso pode ser verdade do que você falou, mas nada disso acontecerá se você tiver um cuidado enorme com sua higiene, caso contrário pode ter certeza que acontecerá... Adorei as dicas... Bjks

    ResponderExcluir
  22. Olá! Queria deixar claro: não é apenas uma questão de higiene, vai um pouco além disso!Adoroa participação de vcs!
    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Eu furei a boca da minha amiga uns dias atras e tenho um piercing no nariz alem de alargadores. ;) Nada de piercing na boca haha

    ResponderExcluir
  24. Tenho piercing no nariz no umbigo no tragus e nunca me deu problema to querendo furar agrr o freio ate mesmo por questao de emprego meu sonho era furar a lingua /: eu mmesma ja furei meu nariz 6 Vezes porque eu perdia o pircing e o umbigo furei em lugar apropriado duas vezes e o traggus uma so. nunca me deu nada graças a deus acho que pelo fato de qnd agnt tem pircing agnt fica mais higienico cmg foi assim. :3 Beijos FLAAVINHA .

    ResponderExcluir
  25. Toh loka pra por um no freio da língua, tenho um pouco de medo, pois ja percebi que em mim demora muito pra cicatrizar, mas vou por e seja o q Deus quizer *-* poor:Viicky

    ResponderExcluir
  26. Piercing no freio da língua ...alem de infecção pode ocorrer outros problemas? E como evitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ocorrer tudo o que escrevi ali em cima independente da localização e para evitar, basta não fazê-lo
      ;)

      Excluir
  27. Eu li, e mesmo orrivel a multilação que as pessoas fazem em seu corpo, que coisa feia, coloca metal na úvula?oque tem de bonito?gnt que faz isso ta pedindo pra morrer... vão se converter!

    ResponderExcluir