quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fio dental neles!!!



Uma pergunta comum que os pacientes fazem aos dentistas é "O que devo fazer primeiro: escovar ou passar o fio dental?". A sequência NÃO faz diferença, desde que você faça os procedimentos corretamente. Escovar e passar o fio são a melhor maneira de remover a placa bacteriana, causadora de cárie dentária nos dentes, e ajuda a manter uma ótima saúde bucal.




Embora a escovação dental remova a placa bacteriana das superfícies dos dentes, ela sozinha não remove toda a placa. A limpeza entre os dentes todos os dias com fio dental, remove restos alimentares da região entre os dentes onde sua escova não consegue alcançar. Pessoas com dificuldade de manusear o fio dental podem preferir usar outro tipo de limpador interdental. Se você usa limpadores interdentais, pergunte ao seu dentista como usá-los corretamente para evitar lesões nas gengivas.

Enquanto você dorme, seu organismo produz menos saliva e por essa razão seus dentes ficam mais desprotegidos. (veja post sobre saliva)

Nossa boca é um ambiente contaminado, cheio de bactérias, temos vários tipos de bactérias, umas que nos auxiliam e protegem e outras que causam doenças nos dentes e/ou na gengiva.
Depois de comermos ficam restos dos alimentos que comemos sobre as superfícies do dente e entre o dente e a gengiva.

Essas bactérias que estão ali em nossa boca utilizam esses restos de alimento como fonte de energia e seu “xixi ou coco”, que são toxinas, são liberados ou nos dentes (causando o buraquinho da cárie) ou na gengiva (causando sangramento, inflamação gengival e até perda óssa).

Muitos pacientes relatam que deixam de usar o fio dental porque a gengiva fica dolorida e sangrando, só que esses sintomas acontecem porque há resto de alimento entre o dente e gengiva e o dispositivo que irá nos auxiliar na remoção desses resíduos é o fio dental!

Logo no início, passar o fio dental pode parecer um tanto incômodo. Mas insista! Com apenas um pouco de paciência e um pouco de prática, isto se tornará tão natural como escovar os seus dentes.

O fato é que o uso do fio dental proporciona benefícios inquestionáveis que começam no primeiro dia. Após o uso do fio dental, seus dentes e suas gengivas parecerão mais limpos uma vez que o fio alcança áreas que a sua escova de dentes não consegue alcançar. Seu hálito ficará mais fresco, e a saúde de suas gengivas irá melhorar. Mesmo que no início possa parecer incômodo, continue praticando. Muito em breve você sentirá a diferença e sentirá que isto já se tornou parte da sua rotina diária. 

É muito comum as suas gengivas sangrarem e ficarem doloridas quando você começa a usar o fio dental pela primeira vez. Isto pode ser um sinal de que você tem alguma forma de doença nas gengivas. Após alguns poucos dias de uso do fio dental, o sangramento deve parar conforme suas gengivas se tornam mais saudáveis. Se o sangramento persistir, consulte o seu dentista.

Embora exista um grande número de tipos diferentes de fios dentais, todos são próprios para alcançar entre os dentes e abaixo da linha gengival para remover a placa. O fator mais importante é achar um fio dental que seja mais confortável e fácil para você usar. 

Se você usa aparelhos ortodônticos ou tem prótese dentária (como uma ponte) que interferem com o uso normal do fio dental, você deve  utilizar um fio dental com um passa fio (parece com uma agulha,uma ponta rígida que permite inserir o fio entre os dentes, em volta do aparelho, ou sob a ponte).



Mesmo que você tenha dentes bastante separados, ainda assim as placas se formam entre eles e nas áreas abaixo da gengiva onde sua escova de dentes não pode alcançar. Além do uso do fio dental, o seu dentista pode também recomendar o uso de uma escova interdental. Esta escova parece com aquelas escovinhas de limpar mamadeira porém numa versão mini para ser usada na boca, é ideal para a remoção de placas entre dentes bastante separados e debaixo de pontes fixas.





Para você que não tem a manha de usar o fio dental, existe um dispositivo que segura o fio dental pra você enquanto você o passa entre os dentes.



Bom, vários são os acessórios necessários... mas na dúvida converse com seu dentista como usá-los!


Ahhhh... deixe aqui em baixo o seu comentário, sua sugestão de post, ou sua dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais esse assunto!

7 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas, doutora!

    ResponderExcluir
  2. Onde encontrar esse dispositivo que segura o fio dental pra você enquanto você o passa entre os dentes?

    ResponderExcluir
  3. Escova interdental, escova unitufo, passa-fios, podem ser encontrados em farmácias e supermercados. Os dispositivos para fio dental, são encontrados em lojas odontológicas chamadas "dental" ou outras lojas do ramo.

    ResponderExcluir
  4. as dicas são boas . obrigado

    ResponderExcluir
  5. Onde encontrar esse dispositivo que segura o fio dental?

    Ana

    ResponderExcluir