Clareamento dental

Aprenda o que podemos e não podemos fazer durante o tratamento de clareamento dental.(Leia mais)

Restauração prateada ou da cor dos dentes?!

Está na dúvida se deve trocar ou não sua restauração de amálgama?(leia mais)

Dente siso

Ter ou não ter? (leia mais)

PIERCING EM TECIDOS MOLES DA BOCA

SEIS MOTIVOS PARA NÃO COLOCAR!

Bicarbonato de sódio

Diga NÃO ao uso caseiro dele!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Botox (toxina botulínica) na odontologia

Esta substância é utilizada na odontologia para normalizar músculo que apresenta hiperfunção melhorando ranger de dentes, sorriso gengival, entre outros problemas.

A Toxina Botulínica, famoso Botox®, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade.


Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva. Ideal para quem não quer mais dormir com a placa protetora nos dentes.

O tratamento também é usado para casos de disfunção de ATM e dor orofacial.

Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso - chamado sorriso gengival - podem escapar/ livrar-se da cirurgia nos casos em que a distância do lábio até a gengiva não excede três milímetros. Uma pequena aplicação no músculo interno do buço, responsável por tracionar o lábio superior para cima, impede que ele suba e, mantendo-se no lugar, expõe menos a gengiva. A melhora do quadro é notória e não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada.

A toxina botulínica é muito útil ainda na preparação dos músculos da boca do paciente que vai fazer implante dentário. A substância ajuda no relaxamento da musculatura da mastigação, o que favorece a adaptação ao uso de próteses dentárias.

Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.

Fonte: slmandic.edu.br

E aí? Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui pra nós, que teremos o prazer em respondê-la e enriquecer ainda mais a discussão sobre o assunto! Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

Leia também:
Visagismo
Visagismo na odontologia: que mensagem você quer passar quando sorri?
Restauração prateada ou da cor do dente?
O que pode e o que não pode no clareamento dental











domingo, 13 de setembro de 2015

Gengiva saudável não sangra


Sua gengiva é saudável?
Gengiva saudável é firme, não sangra, não dói e tem tonalidade rosada.

Suas gengivas são realmente saudáveis?
Se ao escovar os dentes ou passar o fio dental você notar que ela sangra, já é um motivo para se preocupar, mas às vezes os sintomas são mais silenciosos. Por isso, é bom investir alguns minutos de frente ao espelho para avaliar se ela anda vermelha, inchada ou flácida. Também fique de olho se seus dentes estão ficando mais aparentes devido à retração, se surgiram "bolsas" entre os dentes, ou ainda se seu hálito mudou. Ficar atento aos sinais do seu corpo e visitar regularmente seu dentista é o ideal para prevenir e tratar precocemente os sintomas.

Leia também:
Flúor mocinho ou vilão
Dicas sobre como escolher e usar creme dental 
Mau hálito
Cuidados com os dentes quando se usa aparelho fixo
Escova de dentes
Fio dental

PDT - Terapia fotodinâmica

A terapia fotodinâmica (PDT - Photo Dinamic Therapy) consiste na associação de um agente fotossensível a uma determinada fonte de luz, com o objetivo de realizar a redução microbiana.