Pude perceber um interesse muito grande pelas pessoas que visitam o blog a respeito do assunto clareamento dental. Em abril,
foi feito um post esclarecendo a respeito do tratamento (
clique aqui para ver o post), a finalidade do post de hoje é o que podemos e o que não podemos fazer durante o tratamento de clareamento dental, seja ele caseiro ou de consultório.
Bora lá!!! Prepara a canetinha pra anotar ou liga a impressora...
Coloco no topo da nossa lista de cuidados aquele que todos insistem em utilizar: o bicarbonato de sódio, pois é, como já dissemos em post sobre o uso de bicarbonato de sódio (
clique aqui para visualizar o post), além dele desgastar o dente e por este motivo aumentar a chance de sentir sensibilidade nos dentes, pode também não clareá-lo, pois ele neutraliza as substâncias que usamos no clareamento.
Não utilize qualquer produto caseiro ou outras substâncias branqueadoras associadas ao tratamento sem o conhecimento de seu dentista.
Evite enquanto estiver fazendo o tratamento, pois estes retardam o processo de clareamento dos dentes:
- sucos e frutas cítricas, pois podem aumentar a sensibilidade dentária;
- refrigerantes, que além de ter bicarbonato em sua formulação, tem corantes;
- cafés, chás, vinhos, cigarros, chimarrão, chocolate/achocolatados, molho vermelho, beterraba, sucos artificiais, açaí,etc.: pois pigmentarão o dente.
Muito cuidado com aqueles cremes dentais coloridinhos nos tons: vermelho... verde... ou seja lá qual for a cor dele... CUIDADO! Preste atenção também no seu enxaguatório se ele é incolor ou se tem corante, caso seja colorido suspenda o uso pelo menos durante o tratamento de clareamento dental e adquira um incolor. Dê preferência aos enxaguatórios sem álcool.
Você pode estar pensando assim: “ah tá bom que essa dentista conseguiu ficar sem colocar essas coisas na boca durante o tratamento” e eu respondo: você tem toda razão! Impossível ficar sem colocar uma corzinha mesmo! (no quesito alimentação ok?)
E é aí que vem a dica de ouro... o pulo do gato: Durante o tratamento de clareamento, o ideal seria que não se comessem alimentos com corantes (o que é praticamente impossível). O que se pede é que não se coma alimentos com corantes ou fume durante as 4 primeiras horas após a retirada da moldeira ou nas primeiras 48h após o clareamento de consultório.
As dicas acima, como já havia dito, servem para clareamento caseiro e de consultório, já as dicas abaixo são para aqueles que optaram pelo clareamento caseiro (o de moldeira):
O tratamento dura de 2 a 4 semanas, o ideal seria usar no mínimo por 2 semanas para garantir a estabilidade de cor. O clareamento terá fim quando:
- Houver saturação, que é quando mesmo usando o agente clareador, o dente chega no seu limite máximo e não clareia mais;
- Ou assim que você, junto ao seu dentista, julgar que a cor do dente chegou “na cor que você quer”, chegar no que você julgar estético (mesmo não atingindo o ponto de saturação);
Não é possível prever com exatidão a longevidade dos resultados (o tempo de permanência do clareamento nos dentes).
O regime de uso varia de indivíduo para indivíduo, podendo este ser noturno ou diurno. Recomenda-se o uso noturno, pois durante a noite há diminuição da salivação e o gel fica mais tempo em contato com o dente, mas caso você não consiga, pode fazer o uso durante o dia, utilizando a moldeira por um período de 4 horas. O recarregamento da moldeira deve ser de 1 vez ao dia, no caso de o recarregamento ser feito mais de uma vez ao dia , aumentará a possibilidade de sensibilidade.
Se você me perguntar: "Se eu quiser/conseguir, posso usar mais que 4 horas sem ter que recarregar com o gel? ", aí responderei, se quiser usar não terá problema algum, visto que após este período de 4h provavelmente todo o gel terá reagido e não terá mais efeito se você prolongar o uso. E se você recarregar a moldeira novamente, aumentará a possibilidade de sentir sensibilidade nos dentes.
RISCOS:
1) Sensibilidade dental
2) Irritação gengival
3) Queimação gengival
Em qualquer um desses casos, suspenda o uso e entre em contato com seu dentista.
Em caso de sensibilidade, suspender o uso e informar ao dentista que ele prescreverá uma substância para seu caso. A substância de escolha poderá ou ser colocada na moldeira ou diretamente sobre os dentes, deixando aí por 5 minutos. Deve- se evitar a ingestão destas substâncias.
A irritação gengival ocorre por que a moldeira machuca a gengiva, neste caso, avise para seu dentista, que ele tomará as devidas providências. Já a queimação gengival ocorre quando colocamos muito gel na moldeira e seu excesso vai para a gengiva causando queimação gengival, neste caso sugere-se colocar menos gel na moldeira ou no caso de excesso de gel, apertar bem para que o excesso saia e logo em seguida limpar esse excesso.
INSTRUÇÕES:
- Armazenar a seringa com o gel na geladeira;
- Colocar uma gota de gel em cada dente da moldeira;
- Sempre higienizar a moldeira assim que tirar e antes de colocar o gel;
Em caso de clareamento caseiro, não beber ou comer enquanto estiver usando as moldeiras de clareamento, e isso também inclui a água.
O tratamento não deve ser interrompido; caso ocorra, o tratamento terá que ser prolongado.
Entre 6 meses - 1 ano do término do clareamento, retornar ao dentista para reavaliação da necessidade de manutenção. Esta manutenção irá variar de acordo com os hábitos do paciente. Por exemplo, pessoas fumantes e de grande consumo de substâncias pigmentadoras (café, chá e/ou chimarrão) poderão necessitar mais cedo de uma manutenção.
E o mais importante do que qualquer outra dica que eu possa ter falado aqui:
Na dúvida converse com seu dentista!!!
Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata com sua participação!
Leiam também os comentários, tem muita pergunta boa e respostas esclarecedoras. Vai que lá já tem a sua dúvida?!