Dente siso, também conhecido como “dente do juízo” ou tecnicamente conhecido como 3º molar. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro sisos, um em cada canto da boca, são eles:o 18, o 28, o 38 e finalmente o 48, sendo dois inferiores e dois superiores (nos lados: esquerdo e direito).
São dentes com características próprias, pois:
- Tem anatomia (forma) muito variável;
- Possuem época de erupção (“nascimento”) com longa variação, geralmente entre 15-21 anos de idade, mesmo assim podem erupcionar (“nascer”) após este período.
E por ter características próprias, gera entre os dentistas diferentes posturas em relação a este dente, pois uns optam pela sua extração e outros optam pela sua manutenção na boca. Com isso, causamos certas dúvidas em nossos pacientes. O objetivo do post de hoje é minimizar ou, quem sabe, eliminar essas dúvidas.
Seguem algumas perguntas com suas respectivas respostas...
Todo mundo tem siso?
Não. Costumo dizer assim para meus pacientes: nossos ancestrais, que precisavam caçar para ter seus alimentos, tinham comidas mais brutas/duras, e para conseguir mastigar este tipo de alimento eles possuíam mais dentes. Com o passar dos anos... o alimento foi ficando mais acessível, mais macio e com essa evolução, a mamãe natureza foi aos poucos fazendo com que nascêssemos com menos dentes que antes... Com o passar do tempo, a tendência é que os sisos deixem de existir, uma vez que perderam sua função para a espécie. Mas isso ainda vai levar muito tempo, séculos talvez. Por isso, podemos dizer que hoje nem todo mundo tem o 3º molar. Algumas pessoas tem os quatro dentes do siso, outras possuem três, dois, um ou nenhum. Podemos observar tal fato também com outros dentes, como: o lateral, caninos, pré-molares... nestes casos em que não nascemos com o germe do dente dizemos que há agenesia, não formação de.
Por que o dente do siso não nasce em algumas pessoas?
Quando a pessoa tem o germe do dente e o dente siso não nasce, ou é porque não há espaço na arcada dentária, ou é porque ele está na posição horizontal.
O que acontece se o dente do siso não erupcionar ou erupcionar parcialmente?
Caso não haja a erupção dele, ele pode absorver as raízes dentes vizinhos. A erupção parcial pode ocasionar gengivite, irritação local, abscessos na região, edema e dor.
Caso não haja a erupção dele, ele pode absorver as raízes dentes vizinhos. A erupção parcial pode ocasionar gengivite, irritação local, abscessos na região, edema e dor.
Por que dói tanto enquanto ele nasce?
Enquanto o dente está no processo de erupção, há em cima do dente um capuz de gengiva. Quando comemos, o alimento fica acumulado em baixo deste capuz, entre o dente e gengiva, porém não conseguimos remover estes restos de alimentos com a escovação, desta forma as nossas bactérias fofas de plantão usam esse alimento como fonte de energia e liberam toxinas ou no dente ou na gengiva, sendo que na gengiva causa dor e edema (inchaço). A este quadro chamamos de pericoronarite, que nada mais é que uma inflamação ao redor da coroa do dente. Nestes casos procure seu dentista que ele te orientará ou pela permanência do dente (para isso temos que fazer a remoção cirúrgica do capuz gengival) ou pela extração.
Quando é recomendada e extração do dente do siso?
É recomendada e extração quando houver falta de espaço para a erupção do dente do siso, ou quando esse está na posição horizontal. Ainda pode ser recomendada a extração em casos de dor forte ou quando há erupção parcial.
O que acontece se o dente mal posicionado não for retirado?
Pode aparecer um cisto na região ou, por falta de espaço, desalinhamento dos outros dentes. O siso semi-incluso pode, ainda, provocar cárie e/ou doença periodontal nos dentes adjacentes, já que facilita a retenção de alimentos.
É comum alguns desses dentes já nascerem cariados?
Não. Algumas vezes, os sisos ficam semi-inclusos, isto é, só com algumas "pontas" visíveis, enquanto as outras duas continuam dentro da gengiva. Então, podem surgir cáries pela dificuldade de limpá-los direito. Mas isso não quer dizer que já tenham nascido cariados.
Dói pra tirar?
Se você deixar seu dentista te anestesiar, não! Normalmente, dentistas prescrevem algumas medicações antes da cirurgia com a finalidade de que quando a anestesiar passar, você já esteja sob efeito de medicação, desta forma conseguimos prevenir dor e edema.
Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata com sua participação!