sábado, 28 de agosto de 2010

O que pode e o que não pode no clareamento dental


Pude perceber um interesse muito grande pelas pessoas que visitam o blog a respeito do assunto clareamento dental. Em abril, foi feito um post esclarecendo a respeito do tratamento ( clique aqui para ver o post), a finalidade do post de hoje é o que podemos e o que não podemos fazer durante o tratamento de clareamento dental, seja ele caseiro ou de consultório.

Bora lá!!! Prepara a canetinha pra anotar ou liga a impressora...

Coloco no topo da nossa lista de cuidados aquele que todos insistem em utilizar: o bicarbonato de sódio, pois é, como já dissemos em post sobre o uso de bicarbonato de sódio (clique aqui para visualizar o post), além dele desgastar o dente e por este motivo aumentar a chance de sentir sensibilidade nos dentes, pode também não clareá-lo, pois ele neutraliza as substâncias que usamos no clareamento.

Não utilize qualquer produto caseiro ou outras substâncias branqueadoras associadas ao tratamento sem o conhecimento de seu dentista.

Evite enquanto estiver fazendo o tratamento, pois estes retardam o processo de clareamento dos dentes:
  •  sucos e frutas cítricas, pois podem aumentar a sensibilidade dentária;
  •  refrigerantes, que além de ter bicarbonato em sua formulação, tem corantes;
  • cafés, chás, vinhos, cigarros, chimarrão, chocolate/achocolatados, molho vermelho, beterraba, sucos artificiais, açaí,etc.: pois pigmentarão o dente.

Muito cuidado com aqueles cremes dentais coloridinhos nos tons: vermelho... verde... ou seja lá qual for a cor dele... CUIDADO! Preste atenção também no seu enxaguatório se ele é incolor ou se tem corante, caso seja colorido suspenda o uso pelo menos durante o tratamento de clareamento dental e adquira um incolor. Dê preferência aos enxaguatórios sem álcool.

Você pode estar pensando assim: “ah tá bom que essa dentista conseguiu ficar sem colocar essas coisas na boca durante o tratamento” e eu respondo: você tem toda razão! Impossível ficar sem colocar uma corzinha mesmo! (no quesito alimentação ok?)

E é aí que vem a dica de ouro... o pulo do gato: Durante o tratamento de clareamento, o ideal seria que não se comessem alimentos com corantes (o que é praticamente impossível). O que se pede é que não se coma alimentos com corantes ou fume durante as 4 primeiras horas após a retirada da moldeira ou nas primeiras 48h após o clareamento de consultório.

As dicas acima, como já havia dito, servem para clareamento caseiro e de consultório, já as dicas abaixo são para aqueles que optaram pelo clareamento caseiro (o de moldeira):

O tratamento dura de 2 a 4 semanas, o ideal seria usar no mínimo por 2 semanas para garantir a estabilidade de cor. O clareamento terá fim quando:
  •  Houver saturação, que é quando mesmo usando o agente clareador, o dente chega no seu limite máximo e não clareia mais;
  • Ou assim que você, junto ao seu dentista, julgar que a cor do dente chegou “na cor que você quer”, chegar no que você julgar estético (mesmo não atingindo o ponto de saturação);

Não é possível prever com exatidão a longevidade dos resultados (o tempo de permanência do clareamento nos dentes).

O regime de uso varia de indivíduo para indivíduo, podendo este ser noturno ou diurno. Recomenda-se o uso noturno, pois durante a noite há diminuição da salivação e o gel fica mais tempo em contato com o dente, mas caso você não consiga, pode fazer o uso durante o dia, utilizando a moldeira por um período de 4 horas. O recarregamento da moldeira deve ser de 1 vez ao dia, no caso de o recarregamento ser feito mais de uma vez  ao dia , aumentará a possibilidade de sensibilidade.

Se você me perguntar: "Se eu quiser/conseguir, posso usar mais que 4 horas sem ter que recarregar com o gel? ", aí responderei,  se quiser usar não terá problema algum,  visto que após este período de 4h provavelmente todo o gel terá reagido e não terá mais efeito se você prolongar o uso. E se você recarregar a moldeira novamente,  aumentará a possibilidade de sentir sensibilidade nos dentes. 

        RISCOS:
1)      Sensibilidade dental
2)      Irritação gengival
3)      Queimação gengival

Em qualquer um desses casos, suspenda o uso e entre em contato com seu dentista.

Em caso de sensibilidade, suspender o uso e informar ao dentista que ele prescreverá uma substância para seu caso. A substância de escolha poderá ou ser colocada na moldeira ou diretamente sobre os dentes, deixando aí por 5 minutos. Deve- se evitar a ingestão destas substâncias.

A irritação gengival ocorre por que a moldeira machuca a gengiva, neste caso, avise para seu dentista, que ele tomará as devidas providências. Já a queimação gengival ocorre quando colocamos muito gel na moldeira e seu excesso vai para a gengiva causando queimação gengival, neste caso sugere-se colocar menos gel na moldeira ou no caso de excesso de gel, apertar bem para que o excesso saia e logo em seguida limpar esse excesso.

        INSTRUÇÕES:
  •  Armazenar a seringa com o gel na geladeira;
  • Colocar uma gota de gel em cada dente da moldeira;
  • Sempre higienizar a moldeira assim que tirar e antes de colocar o gel;

Em caso de clareamento caseiro, não beber ou comer enquanto estiver usando as moldeiras de clareamento, e isso também inclui a água. 

O tratamento não deve ser interrompido; caso ocorra, o tratamento terá que ser prolongado.

Entre 6 meses - 1 ano do término do clareamento, retornar ao dentista para reavaliação da necessidade de manutenção. Esta manutenção irá variar de acordo com os hábitos do paciente. Por exemplo, pessoas fumantes e de grande consumo de substâncias pigmentadoras (café, chá e/ou chimarrão) poderão necessitar mais cedo de uma manutenção.

E o mais importante do que qualquer outra dica que eu possa ter falado aqui:

Na dúvida converse com seu dentista!!!



Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata com sua participação!

Leiam também os comentários, tem muita pergunta boa e respostas esclarecedoras. Vai que lá já tem a sua dúvida?!

44 comentários:

  1. Muito obrigado pelo post, me ajudou bastante (:

    ResponderExcluir
  2. Como já disse Paulo de Tarso aos Coríntios: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém".
    Se a pergunta é: "pode?", a respoata é: pode, MAS vc corre o risco de não alcançar o resultado esperado...
    Durante o tratamento em si, se vc estiver fazendo clareamento caseiro aguarde pelo menos 4h depois de retirar a moldeira, para poder colocar algo artificialmente colorido na boca. Se vc estiver estiver fazendo clareamento de consultório, o prazo é maior, de 48h. Isso tudo porque os canalículos dentinários estão abertos.
    Porém, se vc finalizou o clareamento o período de abstinência é maior: 15 dias!
    Desculpe-me pela demora, e espero ter ajudado de alguma forma...
    Continue participando do blog enviando sugestões de post.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ola Juliana, tudo bem?
    Estou fazendo o clareamento a poucos dias ( tratamento no Japão), o dentista (Japones) nw me orientou sobre alimentação, mais sei sobres os alimentos com corantes...
    Minha duvida é, sobre usar o produto em quanto estiver acordado ( salivando mais) quais são os riscos? Perde-se a eficácia do tratamento?
    Agradeço desde já...Márcia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Juliana!

    Td bem?!
    Adorei suas dicas, deste e do outro post!
    Informações que o meu dentista não passou direitinho e que eu só consegui aqui!
    Obrigada mesmo!

    Olha só, queria saber se o clareamento pode ser feito apenas com moldeira de silicone, ou se a de acrilico tem o mesmo efeito?

    Obrigada! Beijiiinho!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado.....
    Me ajudou muito, tava com muitas dúvidas, mais agora não estou mais. :)
    Vou fazer tudo certinho.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA! OBRIGADA PELAS DICAS. JADOU BASTANTE.LUCINEIDE.

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA ,ESTOU FAZSENDO CLAREAMENTO NO CONSULTORIO E TENHO MUITA DUVIDA AINDA SOBRE O COMER,DE DOMINGO AMO MACARRAO VERMELHO, SALGADINHOS TIPO FANDANGOS E NÃO SEI SE ISSO VAI PREJUDICAR O CLAREAMENTO .

    ResponderExcluir
  8. Oi, esqueci de usar as moldeiras por um dia, quanto é que isso pode prejudicar meu resultado?

    ResponderExcluir
  9. Olá queridos, desculpem o atraso da blogueira q vos fala... fiquei um longo período sem atualizar o blog, mas fico muito feliz em saber q mesmo enquanto estive ausente vocês se fizeram presentes e participando de forma maravilhosa... sou muito grata a cada um de vcs por fazerem parte desta família q cresce a cada dia e por enriquecerem o aprendizado de todos nós!
    Vamos às respostas então:
    1- Márcia: o tratamento pode ser feito durante o dia ou durante a noite. De acordo com o regime de horas orientado pelo seu cirurgião-dentista.
    Normalmente pedimos para os pacientes usarem a noite, pois a salivação está diminuída e o gel ficará mais tempo em contato com a superfície do dente. caso o uso seja realizado durante o dia, o gel pode ser engolido com mais facilidade em função da salivação aumentada, podendo ficar menos tempo em contato com o dente. O gel é um peróxido, não sei informar os riscos decorrentes de sua ingestão.

    2- Déborah: a moldeira é um meio de manter o gel sobre a superfície do dente por mais tempo. usamos a moldeira de silicone por ser flexível, confortável e facilitar o uso. Moldeiras/placas de acrílico são rígidas, retentivas e pouco confortáveis para serem usadas em toda superfície do dente. são utilizadas para outra finalidade.

    3- Anônimo I: caso faça o uso de produtos artificialmente coloridos, vc pode levar mais tempo para alcançar o resultado.

    4- Anônimo II: Qdo vc faz uso de um medicamento de forma prolongada, qdo vc deixa de tomar uma das doses do remédio, vc ficará sem o efeito da droga/medicamento/fármaco. Qdo vc deixa de usar o gel, vc ficará sem a ação do gel, não haverá clareamento.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria de saber qual o creme dental mais apropriado para ser utilizado durante o clareamento.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana,

    Gostaria de saber como faço para diminuir a sensibilidade dos dentes durante o clareamento? É que apos aplicação noturna do gel de 20% sinto dores agudas que perduram o dia inteiro me deixando bastante incomodada e irritada. Falei p/meu dentista e ele me orientou passar por cima do dente pasta dental para sensibilidade só que não adiantou e ainda continuo sentido dores insuportáveis.
    preciso de um outra orientação que der resultado.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Karine, fico grata por sua confiança em nosso blog! Com relação à sua queixa, sugiro que volte a conversar com seu dentista, pois existem outras concentrações do gel clareador, quem sabe com o gel de concentração mais baixa (16% ou 10%) essa sensibilidade vai embora?
    Você pode tbm usar em dias alternados (dia sim, dia não); pode tbm fazer uso de pastas de dentes para sensibilidade (pode colocar a pasta em sua moldeira de clareamento e deixar em contato com os dentes por uns 5 minutinhos, lembre-se de higienizar bem a placa após isso); deve manter seus dentes muuuuuito hidratados tomando água na temperatura ambiente; pode verificar com seu dentista o custo de fazer uma sessão de laserterapia para auxiliar na diminuição da sensibilidade... enfim, uma infinidade de coisas podem ser sugeridas, mas a melhor de todas é: converse novamente com seu dentista.
    Espero tê-la ajudado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. fico com os moldes na boca por quanto tempo? posso dormi com ele na boca ?

    ResponderExcluir
  14. oiii adorei as dicas obrigada..:)

    ResponderExcluir
  15. Obrigado por todas as dicas!
    Muito esclarecedoras!!!

    ResponderExcluir
  16. nossa foi muito bom saber .. porq hj eu sou fazer clariamento dental e estavo com duvida se poderia mancha meu dente gostei muito da dicas

    ResponderExcluir
  17. Bebo muitas água a noite, tem problemas tomar água com as moldeiras, com gel clareador??? Como faço?

    ResponderExcluir
  18. Iniciei o Clareamento caseiro ontem a noite, mas tenho algumas duvidas:

    - Posso comer logo após retirar a moldeira (após as 4h de uso)?

    - Antes de usar, devo escovar os dentes?

    - após o uso, enxáguo os dentes ou escovo novamente?

    - Qual a quantidade certa do gel, devo colocar só parte frontal do dente?

    - No caso de beber ou comer algo com corante, o que pode acontecer.

    ResponderExcluir
  19. Ola Juliana,quero começar a fazer um clareamento caseiro so q estou receosa, querendo começar hj me tire uma duvida, o meu dentista colocou 10 dias pra eu fazer e pra eu evitar alimentos de cores escuras , certo! mais depois desses 10 dias eu posso me alimentar normalmente comer tudo q eu comia antes?

    ResponderExcluir
  20. Não recomendo que vc tome água ou coma qq coisa enquanto faz o uso da moldeira de clareamento.
    Você acorda para beber água? É isso? Se for este o caso, sugiro que primeiro, pesquise o motivo de estar bebendo muita água a noite. PODE ser diabetes ou pode ser nada.
    Se vc não conseguir mudar o hábito, sugiro que divida o uso da moldeira. Ao invés de usar as 4 horas de uma só vez, divida durante o dia, porém a chance de sensibilidade aumenta, já que vc vai recarregar a moldeira mais vezes ao dia...
    Sugiro que vc converse com seu dentista e veja junto com ele a melhor solução para seu caso...]
    Espero ter ajudado, apesar da demora em responder...
    Fico mto grata com sua participação!
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá Rodrigo, fico grata com sua participação. Tenho certeza que suas dúvidas são as de mtas pessoas...
    Você pode comer sim após retirar a moldeira, mas deve evitar todos os alimentos artificialmente coloridos e alguns alimentos naturalmente coloridos logo após.
    Sim deve escovar os dentes sim antes de usar
    Após o uso sugiro que remova apenas enxaguando com água.
    Com relação à quantidade, sugiro que converse com seu dentista para que ele te oriente melhor, às vezes o que para você é pouco, para mim pode ser muito...
    No caso de você beber ou comer algo “colorido”, vc pode retardar/atrasar o seu resultado com o clareamento... vai demorar mais...
    Espero tê-lo ajudado... sucesso com seu clareamento!
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Depois desses 10 dias eu posso me alimentar normalmente comer tudo q eu comia antes?
    É como sempre digo: “tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”...
    Poder...pode! Mas se vc quer que seu clareamento dure mais, vc não deve...
    É como se vc me perguntasse: “eu era gordinha e consegui emagrecer (atingi meu objetivo), posso voltar a ter o mesmo comportamento alimentar que eu tinha qdo eu era gordinha?” Se vc mantiver os hábitos de antes, vc já sabe como vai ficar... da forma que vc estava qdo começou sua dieta, “gordinha”.
    Você pode voltar sim voltar a comer como antes, porém seu tratamento não durará mto tempo. Mas a boa notícia é que vc pode refazer o clareamento!
    Converse com seu dentista, ele poderá te auxiliar também!
    Espero tê-lo ajudado... e fico muito grata pela oportunidade de esclarecer este ponto.
    Abração!

    ResponderExcluir
  23. Olá. Estou fazendo clareamento dental caseiro e estou no terceiro dia de tratamento. Porém percebi que minha gengiva está um pouco machucada, entre os dentes. Devo suspender o tratamento? Detalhe: estou fazendo o tratamento por conta própria.
    RESPOSTA:
    Sugiro que suspenda o uso imediatamente! Procure um dentista para orientá-lo!
    Pode ser nada. Mas se for alguma coisa, vc estará nas mãos de um especialista para cuidar de vc!
    Espero ter ajudado..
    Abração

    ResponderExcluir
  24. Ola... Estou fazendo o tratamento caseiro porem o molde tem caido durante a noite e so encontro durante a manha isso eh normal?... o que faco?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. posso tomar iogurte de morango?

    ResponderExcluir
  26. legal, meajudou bastante!! um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Ei Thiago, isso pode acontecer sim, principalmente pelo fato da salivação estar diminuída ou até mesmo ausente durante o período em que dormimos...
    Penso que seria interessante levar esta dúvida para seu dentista, para ele possa avaliar outras possibilidades disso estar acontecendo... como exemplo, o deslocamento pode estar ocorrendo em função de bruxismo!
    Por isso o exame clínico e o retorno são tão importantes!
    Converse com seu dentista!
    Forte abraço e fico muito grata por vc ter compartilhado comigo sua dúvida!

    ResponderExcluir
  28. DÚVIDA: posso tomar iogurte de morango?
    RESPOSTA: Sempre digo, se a pergunta é: pode? a resposta é pode, MAS...
    Se for clareamento caseiro, "pode" tomar 4h após a remoção da moldeira de clareamento. Se vc estiver fazendo clareamento de consultório, só depois de 48h...
    Sugiro que não faça uso dele (iogurte)...Iogurtes são artificialmente "coloridos", logo, retardarão seu tratamento...
    Respondido? Espero que sim... Qq dúvida fale com seu dentista...
    Forte abraço e fico grata pela confiança!

    ResponderExcluir
  29. Ola! Apesar de ter esclarecido varias duvidas, gostaria q vc sugerisse alimentos q eu possa ingerir no cafe da manha... já q vou retirar a moldeira e já tomá-lo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde! Com o fim do tratamento posso voltar a consumir café, chocolate, etc?

    ResponderExcluir
  31. Muito bom,

    Esclareceu muito, estava ficando com a gengiva queimada e não sabia o motivo, a partir de agora vou colocar menos gel na moldeira!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  32. Puxa vida, não posso beber nada no café da manhã, por exemplo. Dificil, hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, beba leite, tome uma vitamina, suco de alguma fruta branca tipo graviola, esqueça o café

      Excluir
  33. Como guardo as seringas? Com a ponteira aberta de aplicação ou fechada? Pois sempre perco uma quantidade na aberta para após isso guardar com a ponteira fechada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico muitofeliz com sua pergunta. O melhor é sempre fechar a ponteira. Para que vc não perca mais material, assim que concluir a aplicação, puxe o êmbolo de volta

      Excluir
  34. Excelentes dicas! obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, muito esclarecedor , pode misturar leite ao café para quebrar ou amenizar durante o tratamento. grato. Sebastião

    ResponderExcluir
  36. Boa noite.
    Obrigada pelo post e pelas respostas.
    Gostaria de saber se posso consumir refrigerantes sem cor durante o tratamento, do tipo Sprite. E se há alguma restrição quanto azeite de oliva, linhaça ou outros tipos de temperos sem cor forte.
    Agradeço desde já. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Flávia, muito obrigada pela participação. Sprite pode por ser transparente, mas refrigerantes são ácidos e podem porovcar sensibilidade nos dentes.
      Qto ao azeite e linhaça, pode, devem ser evitados molhos como o molho rosé, mostarda e mel...

      Excluir
  37. ola Boa noite gostaria de saber qual o creme dental apropriado obrigada ATT:Rosalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rosalina, fico grata com sua pergunta. Use qq creme dental que não seja colorido. Sempre oriento meus pacientes a NÃO usarem os cremes que dizem clarear os dentes, motivo: esses cremes são mais abrasivos, logo desgastam o esmalte do dente e podem deixá-lo sensível.

      Excluir