terça-feira, 11 de maio de 2010

Diga NÃO ao uso caseiro de bicarbonato nos dentes!!!

No dia a dia do consultório ouvimos coisas incríveis que as pessoas fazem consigo mesma em função da economia de uns tostões e com o uso de receitinhas caseiras que fazem verdadeiros estragos!!!
Pessoas que usam comprimidos de analgésico esmagados dentro do dente em função da dor... colar dentes ou próteses com super bonder... comprar remédios sem prescrição e acabam tomando antibiótico quando a necessidade é de um anti- inflamatório... e por fim, usam bicarbonato na esperança de clarear os dentes!

Você ri?! Pois é, nós escutamos coisas incríveis... Mas vamos às orientações:
Nosso dente tem três camadas: esmalte, dentina e polpa (da mais externa para a mais interna). O esmalte é formado quando o dente ainda está dentro do osso, e após isso não é mais formado, consequentemente, o esmalte, ao contrário de muitos outros tecidos do organismo, não tem qualquer capacidade própria de regeneração.
O bicarbonato funciona como esfoliante em nossos dentes. Realmente remove a placa aderida ao dente, porém desgasta o esmalte do dente (abrasão). Abrasão dentária é a perda da estrutura dental por forças mecânicas externas. Uma vez que a abrasão ultrapasse o esmalte dos dentes, são rapidamente destruídas as demais estruturas. 
No post sobre pasta de dente falamos sobre abrasividade das pastas de dentes. Alguns fabricantes desenvolveram cremes dentais com quantidade de abrasivo suficiente para não prejudicar o esmalte dental, mas ainda assim, prefira pastas sem abrasivos.(clique aqui e leia o post completo sobe pasta de dente)
Se pastas de dente abrasivas não são aconselháveis, imagine acrescentar bicarbonato (que é abrasivo) nas pastas?!
Li diversas vezes aqui na internet que o “aconselhável” é usar o bicarbonato apenas uma vez ao mês, mas pense comigo, se você usar mensalmente bicarbonato em seus dentes após cinco anos ou você precisará de uma prótese, pois não haverá mais dentes, ou você terá uma sensibilidade incrível.
Conforme falamos em outros posts, para haver clareamento dental deve haver a quebra da molécula de pigmento existente dentro da dentina, e o bicarbonato não faz isso.
O bicarbonato pode ser usado para várias finalidades: Usa-se em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve; usa-se como antiácido para aliviar dor de estomago; usa-se com água morna uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odor impregnado de alimentos. E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, exceto usá-lo na escovação.
Fica aquela dica: vá ao seu dentista com a freqüência que ele te recomendar; tire suas dúvidas com ele; peça orientações e dicas. No fim das contas, sempre sai mais barato que automedicação.

Ahhhh... deixe aqui em baixo o seu comentário, sua sugestão de post, ou sua dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais esse assunto!

26 comentários:

  1. adorei + ja usei bicarbonaro e fez e feito fico branco....bjsssss

    ResponderExcluir
  2. vale acrescentar que existem pastas com microparticulas de bicarbonato de sódio que são menos abrasivas e ajudam contra halitose. Mas sim, o uso caseiro é prejudicial para o esmalte.

    ResponderExcluir
  3. Estou evitando comprar um pasta de dente da Colgate por conter bicabornato, a gente usa por ignorância mesmo. Será que existe mais coisas contidas nessas pastas dentais que a gente deveria evitar? Se tiver mais por favor nos informe.

    ResponderExcluir
  4. Valeu,meu. Vc foi competente na informacao. Mt util. Abc.

    ResponderExcluir
  5. engracado ne,,,,cada um defende o seu...no fim do post vc da um monte de exemplo pra usar...menos pra sua area,,,kkkkk,,,ta com medo de perder clientes??????se for nesses areas que vc cita que pode usar os profissionais vai dizer a mesma coisa.....menos na areas deles,,,kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. E o q vc me diz qdo vcs dentistas usam aquele ferrinho q esfrega nos dentes para fazer a limpeza. Aquilo não tira o esmalte tb não né. Pensa comigo se vc for np dentista 1x por mes ficará sem esmalte do dente da msma maneira.

    ResponderExcluir
  7. Detesto esse tom arrogante que certos profissionais têm.
    Primeiro, "economizar uns tostões"? Uma sessão de clareamento custa quase um salário mínimo, fia. Se você tem de sobra, que bom né? É ótimo não saber o que é se matar trabalhando e ter que controlar contas, sem poder se dar certos "mimos".
    Depois, "você ri?" Não, eu não rio. Receitas caseiras e/ou naturais existem pra tudo, pele, unha, cabelo, até o famoso chazinho pra dor de cabeça. Rir disso seria muita imbecilidade.
    Existem técnicas caseiras que realmente não devem ser usadas, mas também existe muito profissional meia boca querendo desmerecer técnicas boas com medo de perder seus "tostões".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário... Para garantir seus clientes, jamais um profissional deve desmerecer algo ou alguém.
      Abços

      Excluir
  8. eu vou ser cincera ta bicarbonato pode prejudicar realmente no futuro mas a gora causa uma brancura perfeita no dente ta e mais nao quero insentivar ninguem mas pow as pessoas acaba recorendo ao metodo caseiro porq ir ao dentista hj ta muito caro entao fazer o que ne

    ResponderExcluir
  9. Olá "anônimo" fico mto grata com sua participação e que só vem reforçar o que digo sempre e que parece que vc não leu bem no texto acima... qdo digo usar "receitas caseiras" me referi a: "Pessoas que usam comprimidos de analgésico esmagados dentro do dente em função da dor... colar dentes ou próteses com super bonder... comprar remédios sem prescrição e acabam tomando antibiótico quando a necessidade é de um anti- inflamatório... e por fim, usam bicarbonato na esperança de clarear os dentes!" (conforme está escrito no texto acima). E ainda umas outras coisas como usar durepoxi... coisas que ao invés de ajudar, pelo contrário, só pioram a situação que já estava ruim!
    Você realmente acha que isso que eu descrevi aqui é correto? Seria interessante rever seus conceitos de certo/errado.
    Com relação às receitinhas caseiras/naturais, sou super a favor! Sou uma pessoa que tem alergia aos principais analgésicos e antinflamatórios não esteroidais disponíveis no mercado, e por este motivo me trato justamente com estas receitinhas caseiras, e sempre que posso e que há indicação, passo pros meus pacientes...
    Li e reli o meu texto, e ainda não achei o trecho em que discrimino essas técnicas conforme vc me acusa.
    Com relação ao tratamento odontológico, como dizem os antigos “é melhor prevenir que remediar”, logo, o melhor é investir em escova, pasta, fio dental e escova de dente e usá-las de forma adequada e fazer revisões periódicas conforme orientação do dentista que o está tratando. Este é o tratamento mais barato, mais acessível que conheço...
    Acontece que muitas pessoas, com uma visão limitada da vida, que tem como prioridade qualquer coisa fútil menos a saúde, elas ficam empurrando com a barriga... enrolam... lançam mão destes artifícios que escrevi no início deste texto e só pioram a situação. O que no começo poderia ser facilmente resolvido, no fim das contas pra consertar o problema inicial e o problema gerado pelo “jeitinho” acabam ficando caros...
    Reconheço que a vida não tá fácil pra ninguém, mas o tratamento odontológico nos dias de hoje é acessível para qualquer parte da população.

    ResponderExcluir
  10. Ei Ciceroger, fico feliz que esteja participando...
    Sou especialista em prótese dentária, logo, se alguém perde dente, eu ganho um "cliente".
    Minha intenção aqui é orientá-los a ter melhores hábitos de saúde bucal. Aqui seguem apenas sugestões, e não ordens... vc as segue se achar que faz algum sentido, caso contrário, continue agindo como age e em um futuro breve será será paciente de um especialista da minha área.

    ResponderExcluir
  11. E o q vc me diz qdo vcs dentistas usam aquele ferrinho q esfrega nos dentes para fazer a limpeza. Aquilo não tira o esmalte tb não né. Pensa comigo se vc for np dentista 1x por mes ficará sem esmalte do dente da msma maneira.
    RESPOSTA:
    Placa dental é formada quando, após nos alimentarmos, não higienizamos de forma adequada e deixamos restos de alimentos na boca. Estes restos de comida serão colonizados por bactérias e passarão a ser placa dental ("sujeira mole"). A placa é removida com escova+pasta+fio dental, logo pode ser removida em casa por qualquer um ou pode ser removida pelo cirurgião-dentista no consultório através do procedimento profilaxia (limpeza).
    Quando esta placa dental fica disponível na boca por muito tempo, ocorre uma calcificação desta placa. Qdo há a calcificação, chamamos de tártaro/cálculo dental (sujeira dura) e só é removido no consultório odontológico pelo dentista através do procedimento raspagem/curetagem gengival, pois fica mto aderido ao dente e faremos isto com o auxílio de curetas e do ultrason (os tais ferrinhos que vc se refere)
    Em sua frase temos que considerar algumas coisas:
    1- se vc precisa mensalmente fazer raspagens em seus dentes, quer dizer que vc não está tendo habilidade de mantê-los limpos, sugiro que converse com seu dentista para orientá-lo sobre a forma adequada de fazê-lo.
    2- sobre: "E o q vc me diz qdo vcs dentistas usam aquele ferrinho q esfrega nos dentes para fazer a limpeza" eu digo que é o procedimento adequado! Levando em consideração que o que temos ali é sujeira guardada por mto tempo...
    3- E sim, ao fazermos a raspagem, raspamos a superfície na qual o tártaro estava, senão haverá nova adesão de placa bacteriana. Após a raspagem fazemos um polimento para deixar lisa a superfície e evitar nova adesão de placa.
    4- vc não comentou sobre isso que falarei agora, mas me fez lembrar de uma coisa mto importante, o bicarbonato de sódio quando é esfregado sobre a superfície dental, deixa ranhuras, deixa a superfície rugosa, dificultando a remoção dos restos de alimento e logo, facilitando a formação de placa bacteriana.
    Adorei a sua dúvida! Nos fez refletir sobre vários assuntos que não comentamos no post! Sou mto grata por isso.
    Fico a sua disposição para mais esclarecimentos.
    Espero tê-lo ajudado.
    Abração

    ResponderExcluir
  12. Eu por acaso no outro dia comprei bicarbonato para comecar a lavar os dentes. E deu resultado.mas no entanto'decidi pesquisar sobre isso porque tive um presentimento que podia nao ser bom. E pelo vistos nao e. Obrigado por/esclarecer as minhas duvidas

    ResponderExcluir
  13. Mas tem limpeza no proprio consultorio dentario que eles msm usam o bicarbonato com um aparelho que parece um jatinho para fazer a limpeza. E ai se nos formos num dentista pelo menos 1 vez no ano e o msm usar nao será prejudicial do msm jeito. So que com a força do jatinho é bem mais forte do que escovar os dentes em ksa.

    ResponderExcluir
  14. Quer ficar com um jardim nos dentes leke?

    ResponderExcluir
  15. Só não concordei com os "tostões" que a pessoa diz ser! Só quem é pobre e ganha muito pouco sabe que é impossível pagar um tratamento dentário aqui no Brasil, acho que deve ser isso né, que acaba levando pessoas a procurar métodos mais em conta, ou seja, acaba não sendo total culpa da pessoa fazer e sim culpa tbm de quem também vende o seu "produto" caro demais.
    Géssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou dentista, mas não é que cobrem caro pelo procedimento. ..É o salário mínimo que é aquem das necessidades dos brasileiros. ...

      Excluir
  16. Conforme eu tinha prometido, segue o link para o post a respeito do flúor:
    http://odontologianabocadopovo.blogspot.com.br/2013/11/fluor-vilao-ou-mocinho.html

    ResponderExcluir
  17. Parabens nada como uma profissional para tirar nossas duvidas,aparece tanta coisa na internet que acabamos indo na onda.parabens

    ResponderExcluir
  18. Parabens adorei o post,tirou minhas duvidas.nada como um profissional para esclarecer as loucuras que aparece na internet,e acabamos indo na onda rsrs.obrigada e parabens

    ResponderExcluir
  19. uso aparelho ortodôntico a 2 anos e um dentista conhecido me recomendou escovar com bicarbonato para fazer a higienização, porem a minha dentista mesmo me aconselhou a fazer a limpeza em seu consultorio.
    fiquei na duvida se ela queria apenas lucrar, ja que haviam me falado dos beneficios do bicarbonato. agora vejo que não. adorei o post.
    tenho duvida em relação ao esmalte pois para retirar a resina do aparelho é preciso fazer um polimento e tal , isso não deixa o dente mais fragilizado não ? não ira tirar o esmalte não ?

    ResponderExcluir
  20. E como identificar um mau profissional ANTES de iniciar um tratamento? Porque fui a uma dentista que me restaurou dois dentes e fez uma limpeza muito mal feita. Isso faz só dois meses e já estou com tártaro.
    E não, não sou porco. Escovo os dentes duas vezes por dia, uso fio dental corretamente e escovo a língua. Não como tantas coisas açucaradas. Meu problema é a saliva muito 'grossa'. Em alguns momentos do dia sinto boca seca.
    Eu ia passar bicarbonato nos dentes, mas ao ler o post, desisti. Acho que é melhor ficar com tártaro até encontrar outra dentista. Não volto pra aquela.

    ResponderExcluir
  21. Sei que é um post antigo, mas decidi comentar pq vi muita gente ignorante comentando e precisava balancear as coisas.
    Só queria mesmo agradecer pelo post, respondeu exatamente a dúvida que me surgiu quando vi esse "truque caseiro para clarear os dentes" algumas semana atrás.
    Reclamar do preço do dentista é fácil, difícil é admitir que você está fazendo algo prejudicial pra sua saúde que vai sair muito mais caro no futuro!
    Eu sou da área da beleza e no momento que recomendaram bicarbonato com limão uma vez por semana, uma substância corrosiva e acido natural, imaginei q a resposta de um profissional seria a que você deu, mas precisava confirmar pq confesso que fiquei tentada haha
    obrigada pela informação! 👋🏽

    ResponderExcluir